AÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO É REALIZADA COM GRUPO MAIS SAÚDE MUDE1HÁBITO DA UNIMED LITORAL SUL

  • Na ação é realizado um Quiz de perguntas referente a Campanha Todas as Cores e os participantes ganham brindes Unimed, além disso, verifica-se a pressão arterial, glicemia e oxigenação. Foto: Divulgação/Unimed

Os integrantes do Grupo Mais Saúde Mude1Hábito da Unimed Litoral Sul, que conta com clientes e comunidade em geral,  estão recebendo a visita da coordenadora do Programa, enfermeira Danae Cecere, e do educador físico, Rodrigo Torman, durante esta semana, seguindo todos os protocolos de prevenção, no sentido de trabalhar a campanha Prevenção em Todas as Cores que destaca os meses: Setembro Amarelo, prevenção do Suicídio, Outubro Rosa, prevenção do Câncer de Mama, Novembro Azul, prevenção do Câncer de Próstata e Dezembro Laranja, prevenção do Câncer de Pele.

Na ação é realizado um Quiz de perguntas referente a Campanha Todas as Cores e os participantes ganham brindes Unimed, além disso, verifica-se a pressão arterial, glicemia e oxigenação. Eles recebem uma carteirinha de controle para estimular o cuidado frequente. De acordo com Danae, desde que iniciou a pandemia foi mantido um contato virtual com o grupo e semanalmente dicas de cuidado com a saúde são enviadas.

“Neste momento, de acordo com a bandeira municipal e seguindo os protocolos, decidimos por fazer um contato presencial, para estreitar o nosso relacionamento e levar orientações importantes para o diagnóstico precoce das doenças destacadas nesses quatro meses”, comentou.

O Programa Mais Saúde engloba dois pilares: Mude1Hábito - M1H e Doenças Crônicas que visam estabelecer uma prática assistencial com qualidade e estímulo à promoção, prevenção e recuperação da saúde, utilizando um conjunto de estratégias de educação em saúde. Tem o objetivo de auxiliar na adoção de um melhor controle da condição crônica, prevenindo ou retardando a ocorrência de complicações ou agravamento da doença, por meio de ações de uma equipe multiprofissional direcionadas de forma individualizada e proativa.

Atende as áreas de Atenção da Saúde do Adulto e Saúde do Idoso, seguindo protocolos específicos, que buscam o autocuidado, a autonomia e auxiliam na melhoria da qualidade de vida. O Programa oferece grupo de caminhada e corrida, que serão retomados após pandemia.

“Foi muito válido receber a equipe, me senti estimulada para seguir no programa, buscando uma melhor qualidade de vida e tive a oportunidade de verificar os sinais básicos da minha saúde, ainda ganhei uma mamografia, para ficar em dia com a questão de prevenção do Câncer de Mama”, declarou a integrante da comunidade, Helen Mari da Silveira.