AAPECAN RIO GRANDE CELEBRA DIA DO IDOSO COM ENSAIO FOTOGRÁFICO

  • As fotografias, que tiveram como cenário a região central de Rio Grande, serão expostas no Mercado Público e também divulgadas na fanpage da Unidade nos próximos dias. Fotos: Divulgação/Pâmela Rodrigues

A Unidade Rio Grande da Aapecan celebra o Dia Nacional do Idoso com um ensaio fotográfico. Participaram da sessão de fotos, realizada na última quinta-feira (24), usuárias com idade acima de 60 anos. A iniciativa foi idealizada pela assistente social Márcia Emmendoerffer e as fotos ficaram a cargo da fotógrafa Pâmela Rodrigues. O Dia Nacional do idoso é comemorado a cada 27 de setembro.

Foram convidados os usuários Evandro Castro, Aldaci Terra e Gilda Simões. Aldaci, de 81 anos, de Santa Vitória do Palmar, participou do ensaio com sua amiga Dorvalina Rocha. As duas estiveram hospedadas na Casa de Apoio da Aapecan de 11 de agosto a 24 de setembro para realização do tratamento oncológico. “Se eu não tivesse ela me acompanhando e o apoio da Aapecan, não sei o que seria de mim”, afirmou Aldaci.

aapecan_-51Já Evandro Castro, 75, usuário de São José do Norte, fez as fotos na companhia da esposa Dalvaci. “Gostamos muito”, disse o casal sobre o ensaio fotográfico. Gilda, 68, que também é vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, contou que o convite para participar da sessão de fotos chegou na melhor hora. “Têm aqueles dias que a gente está deprimida, porque não podemos sair como antes. Mas quando a Márcia me telefonou para participar, minha autoestima foi lá em cima”, afirmou.

A assistente social da Unidade, que integra o Conselho Municipal do Idoso, contou que o objetivo do ensaio foi de dar visibilidade à Semana do Idoso e, ao mesmo tempo, ressaltar a importância do diagnóstico precoce do Câncer: “até setembro deste ano, realizamos 127 novos cadastros. Deste número, 64% representam pessoas acima de 60 anos. O que demonstra a necessidade de trabalharmos ainda mais na prevenção ao Câncer na terceira idade”, disse.

As fotografias, que tiveram como cenário a região central de Rio Grande, serão expostas no Mercado Público e também divulgadas na fanpage da Unidade nos próximos dias.