AAPECAN RG RECEBE APOIO DE FOTÓGRAFOS VOLUNTÁRIOS PARA REALIZAR EXPOSIÇÕES

  • Da esquerda para direita, Claudia Lopes, Marilsa Souza, Larissa Amaro e Rosália Acosta. Foto: Divulgação/Aapecan

Neste mês de outubro a Unidade Rio Grande da Associação de Apoio à Pessoas com Câncer (Aapecan) promove exposições fotográficas do projeto Incríveis Mulheres e do Dia do Idoso graças ao apoio fundamental dos fotógrafos Altamir Vianna, Larissa Amaro e Pâmela Rodrigues. Os ensaios têm como objetivo não só elevar autoestima dos fotografados, mas também trabalhar a prevenção ao Câncer e alertar sobre o desenvolvimento da doença na terceira idade.

Altamir Vianna, de 53 anos, fotografou as usuárias Arlete Coelho, Regina Rodrigues, Luciane Goulart e Alessandra dos Santos, de Rio Grande, para o Incríveis Mulheres, no dia 17 de setembro. Em seu segundo ano consecutivo neste projeto, o fotógrafo explica que o voluntariado faz parte de sua filosofia de vida.

“A prática de compartilhar sempre esteve presente em minhas vivências. E acredito que devemos, todos, dentro de nossas possibilidades, sermos humanos em nossa essência, acreditando no bem do outro e atuando para isto”, afirmou. O profissional conhece o trabalho da Aapecan desde 2005. Além de voluntário, é contribuinte mensal da Associação.

3A vitoriense Larissa Amaro, de 24 anos, foi igualmente responsável pelo projeto Incríveis Mulheres 2020. Na manhã do dia 19 de setembro ela fotografou Marilsa Souza Oliveira, Claudia Lopes e Rosália Acosta em Santa Vitória do Palmar. No mesmo dia, à tarde, fez os clicks de Eliana Rocha e Eva Acosta no Chuí.

“Fotografar essas mulheres é retratar histórias de fé, coragem e superação”. A fotógrafa conheceu a Aapecan por meio do tio Carlos Roberto, que se curou do Câncer. Para Larissa, a experiência de ser voluntária é enriquecedora: “quando doamos nosso tempo, além de evoluir como ser humano, também ajudamos a construir um mundo melhor”

Já Pâmela Rodrigues, de 20 anos, foi responsável pelas imagens registradas no dia 24 de setembro para a exposição da Semana do Idoso, no Mercado Público de Rio Grande. Ela fotografou os usuários Evandro Castro, Aldaci Terra e Gilda Simões. Com dois anos de experiência na área, ela acredita que o trabalho voluntário faz bem para quem faz e para quem recebe.

“Foi o que senti quando fotografei a amizade de Aldaci e Dorvalina. Ou quando registrei os mais de 50 anos de casamento de Dalva e Evandro. Já a Gilda disse que o ensaio fotográfico tinha ajudado na sua autoestima. Foi aí que vi que o meu objetivo tinha sido concluído”, contou ela.