TÉCNICA DO IPHAN AVALIA OBRAS DE RESTAURO DA CATEDRAL DE PELOTAS

  • A Catedral São Francisco de Paula é bem pertencente ao conjunto urbano do Centro Histórico de Pelotas, tombado pelo Iphan em 2018. Fotos: Divulgação/QZ7 Filmes

O trabalho de restauração da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, em Pelotas, foi avaliado como de excelência pela técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a arquiteta Danielle Faccin, em visita ao local. “A gestão de um imóvel dessas características é desafiadora e as ações de conservação devem ser constantes”, destacou.

Ela esteve acompanhada da responsável pelo projeto, a arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, que mostrou os trabalhos em curso. “Atualmente acontecem três projetos em paralelo, com diferentes fontes de recursos, somando esforços para preservação deste que é o marco zero da cidade”, informou Simone.

O restauro da Nave Central, orçado em R$ 2 milhões, está na reta final e se dá com patrocínio da Josapar e apoio de Biscoitos Zezé, Arrozeira Pelotas e Puro Grão, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Recentemente o IPHAN realizou a contratação da restauração parcial da Torre Norte, no valor total de R$ 232 mil, com recurso de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak.

IMG-20230418-WA0079Por fim, a campanha promovida pela Comissão de Restauro da Catedral, capitaneada pelo Padre Luiz Boari, está arrecadando fundos para obra de recuperação do assoalho da igreja que deverá começar em breve. Segundo Danielle, é perceptível o esforço de todos os envolvidos em buscar meios para promover a conservação e a preservação do patrimônio artístico, cultural e religioso representado neste bem.

“Seja por meio das obras de restauração, que vem acontecendo em diferentes etapas, seja por meio da promoção de ações de sensibilização e envolvimento da comunidade local”, complementa. Ela lembra que a Catedral é um bem de importância ímpar dentro do Conjunto Histórico de Pelotas. “Ademais, trata-se de uma edificação complexa, de grandes proporções e com diferentes fases de construção”, contextualizou ela.

A execução técnica da obra da Torre Norte conta com a experiência do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz e equipe da Arquium Construções e Restauro, com mais de 50 anos de atuação no mercado e expertise em obras de prédios históricos. Segundo avaliou a técnica, a obra se encontra em bom ritmo de execução, acompanhando o cronograma físico-financeiro previsto no contrato.

“Os serviços estão sendo executados de maneira adequada e respeitando a boa técnica”, observou. Da mesma forma a execução da obra da cobertura tem sido realizada de forma cuidadosa, respeitando as características da edificação histórica. A Catedral São Francisco de Paula é bem pertencente ao conjunto urbano do Centro Histórico de Pelotas, tombado pelo Iphan em 2018.

Assessoria de comunicação