PF CUMPRE EM RG TRÊS MANDADOS EM OPERAÇÃO QUE DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE DESVIAVA RECURSOS DA SAÚDE NO RS

  • Ao total, os contratos firmados com os municípios somam, aproximadamente, R$ 200 milhões. Fotos: Divulgação/PF

Pelo menos três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira (7), em Rio Grande. As ordens judiciais fazem parte da Operação Septicemia que busca reprimir atividades de uma suposta organização criminosa voltada à fraude em licitações e desvios de recursos públicos em contratos de saúde, além de possíveis esquemas de corrupção.

A ação conta com a participação de 200 policiais federais e outros dez servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e acontece de forma simultânea nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Canoas, Dois Irmãos, Nova Prata, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Caxias do Sul, Esteio, Piratini, Sapucaia do Sul e Brasília. Há, ainda, outros quatro mandados de prisão temporária e ordens de bloqueio de bens e valores.

IMG-20221207-WA0014De acordo com nota encaminhada à imprensa pela PF, a operação deflagrada hoje “teve início com a análise de extenso material apreendido na Operação Autoclave (2019), que apurou irregularidades na prestação de serviços pela Organização da Sociedade Civil (OSC) investigada, em contrato firmado para atuação em uma Unidade de Pronto Atendimento no município de São Leopoldo”.

À medida em que as investigações foram avançando, os policiais descobriram que a OSC se denominava sem fins lucrativos para ser beneficiada em licitações, mas na realidade previa lucro em seus orçamentos e pagava comissões para intermediários, contratados como consultores pela aproximação com a alta cúpula das prefeituras. Ao total, os contratos firmados com os municípios somam, aproximadamente, R$ 200 milhões.

Ainda conforme a nota, “as fraudes nos processos licitatórios eram executadas mediante concorrências simuladas e com o auxílio e orientação na estruturação dos processos seletivos, a partir do fornecimento de minutas de editais, contratos e termos de referência dos certames dos quais a OSC participava”. Indicativos de pagamentos indevidos para agentes públicos por parte da OSC também foram constatados durante as investigações.