PF DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ESPECIALIZADA NO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS A PARTIR DE RG

  • Dos 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça, 20 deles foram cumpridos em Rio Grande e dos 12 de prisão preventiva, cinco deles tiveram como alvos pessoas localizadas no município do sul do estado. Foto: Divulgação/PF

Policiais federais cumpriram em cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, entre elas Rio Grande, ordens judiciais contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. O entorpecente saía do país em navios que atracavam no complexo portuário do Rio Grande.

Iniciadas em 2022, as investigações apontaram que o grupo utilizava mergulhadores para esconder a droga na chamada caixa de mar, compartimento localizado abaixo da linha da água que tem como objetivo resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar a água do navio.

Durante o período das investigações, um carregamento de 198 quilos de cocaína foi descoberto e apreendido pela Guarda Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas, em agosto do ano passado. O material estava escondido em uma embarcação que havia partido do complexo portuário rio-grandino.

Dos 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça, 20 deles foram cumpridos em Rio Grande e dos 12 de prisão preventiva, cinco deles tiveram como alvos pessoas localizadas no município do sul do estado. O nome Escafandria está relacionado ao método utilizado para a colocação da droga nos navios.

A operação contou com o apoio de efetivos da Receita Federal, da Marinha do Brasil e da Brigada Militar. As ações também contaram com a cooperação policial internacional, com a participação da Europol e da polícia da Alemanha para o cumprimento de um mandado de prisão no exterior.