PRAÇA TAMANDARÉ TERÁ ESPAÇOS OCIOSOS REVITALIZADOS

  • A proposta é de aproveitar as belezas do local para a criação de novas áreas de lazer, que fiquem à disposição da população. Fotos: Rafaela Carvalho/PMRG

Quem passa pela Praça Tamandaré percebe que, em alguns pontos, o cenário tem mudado nos últimos dias: as gaiolas do antigo mini zoológico e outras peças estão sendo retiradas e espaços estão recebendo trabalhos de limpeza e poda. Essas intervenções fazem parte de um projeto de recuperação e revitalização de espaços ociosos na maior praça do interior do Rio Grande do Sul.

“O objetivo é trazer para o contexto da praça a questão de pertencimento, de se identificar com a cidade, para que ela siga sendo uma referência para todos os rio-grandinos, mas de uma forma mais atualizada, mais próxima da nossa atual realidade”, afirmou a primeira-dama e vereadora Lu Compiani, que está à frente do projeto.

A proposta é de aproveitar as belezas do local para a criação de novas áreas de lazer, que fiquem à disposição da população. Entre as ideias estão a instalação de uma estrutura para uso da comunidade e eventos, de uma minicidade, escolinha de trânsito e um orquidário. Também deve ser elaborado um espaço para pets e uma área funcional, com piso diferenciado, para a realização de exercícios físicos ao ar livre.

Crianças serão privilegiadas

WhatsApp Image 2022-07-20 at 16.26.17O público infantil será privilegiado com a revitalização que inclui, ainda, a recuperação do playground assim como da coleção de antigos carrinhos a motor - que pertenceram ao empresário Lúdio Porto Alegre – e nas décadas de 70 e 80 eram alugados para passeios, na própria praça.

A praça também deve receber um jardim sensorial, ambiente contemplativo e terapêutico, destinado à criançada e que estimula a utilização dos cinco sentidos, por meio da interação com plantas, solos e diferentes texturas.

Todas as ações estão sendo executadas através de parcerias firmadas entre a Prefeitura e empresas locais. “É assim que estamos construindo nossa maneira de governar, com políticas de parcerias público-privadas”, concluiu Lu Compiani.

Assessoria de comunicação PMRG