SIMULAÇÃO DE ACIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS É REALIZADA NO PRAÇA SHOPPING

  • O objetivo do exercício foi o de colocar em prática o Simple Triage and Rapid Treatment, conhecido como método START para a triagem das vítimas. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Forças de segurança, equipes de resgate, bombeiros civis e voluntários participaram, na manhã deste domingo (21), de um exercício simulado de resgate promovido pela Defesa Civil do município. A atividade, que aconteceu no Praça Shopping Rio Grande, teve início às 09h e se estendeu por cerca de três horas.

A situação simulada foi a de uma explosão em uma das operações da praça de alimentação que foi seguida de incêndio e um cenário de múltiplas vítimas. Brigadistas das empresas do distrito industrial e da Refinaria de Petróleo Riograndense também participaram da integração entre os órgãos.

20220821_092937O objetivo foi o de colocar em prática o Simple Triage and Rapid Treatment, conhecido como método START para a triagem das vítimas. O protocolo foi criado nos Estados Unidos e tem como finalidade apontar quem deve ser atendido primeiro, com base em gravidade e níveis de consciência.

O combate ao suposto incêndio foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e por brigadistas da Termasa/Tergrasa. Após isso, socorristas dos serviços Municipal de Urgência (SMU), de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e voluntários entraram em cena para fazer o socorro das vítimas.

Durante a atividade, ambulâncias de empresas locais também foram utilizadas e auxiliaram na remoção fictícia dos feridos para as unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Junção e do Cassino. Seguranças do centro comercial também participaram como mediadores da situação e no isolamento da área.

A simulação marcou o final de um seminário, realizado na sexta-feira (19) e no sábado (20), que contou com a realização de palestras e workshops. O evento foi prestigiado por representantes da Defesa Civil estadual e por integrantes da Defesa Civil de Jaguari, município distante 450 km de Rio Grande.

20220821_093348De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Grande, Sérgio Webber, o exercício finalizou com chave de ouro o seminário promovido pelo órgão. "Tivemos a sorte e a honra de contar com palestrantes que nos trouxeram muitas informações e conhecimentos. Essa semana finaliza com esse simulado que nos trouxe momentos de grande valia", afirmou ele.

O ex-comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) e integrante da Defesa Civil estadual, coronel Everton de Souza Dias, participou como palestrante do seminário e também acompanhou a realização do simulado, junto à coordenação da Defesa Civil municipal, e falou sobre a importância da integração entre as instituições.

"É imprescindível essa integração em tempo de normalidade, que é o que nós estamos agora. Em uma situação de desastre e de anormalidade o caos se instala e a coisa fica muito mais complexa. Esses momentos de aprendizagem e treinamento agregam muito, tanto à profissão como à carreira de todos os participantes", afirmou Dias.

O coordenador de segurança do Praça Shopping Rio Grande, Ubiratan Gomes, falou sobre a logística de organização do evento. "Nós estamos há três meses trabalhando incansavelmente junto com a Defesa Civil, Prefeitura e Bombeiros. Foram várias reuniões para deixar tudo funcionando como se fosse uma situação real", explicou.

20220821_093436O comandante do pelotão de bombeiros de Rio Grande, tenente Colares, avaliou positivamente a estrutura ofertada para esse tipo de ocorrência. "No caso de múltiplas vítimas, a gente não consegue atender a demanda sozinhos e contando com todo esse complexo de pessoas e estrutura nós damos uma resposta mais eficiente à comunidade".

Antes de retornar a Jaguari, o coordenador da Defesa Civil, Adilson da Silva, falou sobre os ensinamentos obtidos ao longo do seminário. "Uma experiência ímpar, no sentido de que o aprendizado que nós tivemos com as palestras foram de suma importância para que adquiríssemos o conhecimento para repassar aos nossos colegas em Jaguari".

Ao final do evento, as autoridades e os voluntários participaram de uma confraternização, onde foi realizada uma avaliação preliminar do exercício. A atividade aconteceu em uma das salas do Cinesystem, onde cada um dos representantes de órgãos e instituições puderam fazer comentários sobre as atuações das equipes.

Confira nos players abaixo as entrevistas completas com as principais autoridades envolvidas no processo.

Coordenador da Defesa Civil de Rio Grande, Sérgio Webber

Coronel Everton de Souza Dias, Defesa Civil estadual

Coordenador de segurança do Praça Shopping Rio Grande, Ubiratan Gomes

Comandante do pelotão de bombeiros de Rio Grande, tenente Colares

Coordenador da Defesa Civil de Jaguari, Adilson da Silva