TENENTE-CORONEL FLÁVIO TOSTES ASSUME O COMANDO DO 6º GAC

  • Antes de ser designado para o 6º GAC, Tostes estava servindo junto à Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) tem novo comandante. Em solenidade realizada no final da tarde desta terça-feira (18), o coronel Pedro Ivo de Almeida Silva repassou o controle da unidade ao tenente-coronel Flávio Tostes Alves que a partir de agora será responsável pelas ações militares e sociais realizadas pelo Exército em sua área de atuação.

A passagem de comando contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada André Laranja Sá Corrêa. Antes de ser designado para o 6º GAC, o novo comandante estava servindo junto à Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.

20220118_181946"O comando para o oficial é um momento único na carreira. A gente assume essa função com muita motivação e vontade de trabalhar. Foi muito bom chegar em Rio Grande, fiquei muito feliz com o que vi e tenho certeza de que serão dois anos muito proveitosos", afirmou Tostes. Ele também falou da importância da atuação conjunta com os demais órgãos militares e civis do município.

"O Exército já tem como rotina sempre ser o braço forte e a mão amiga. Então nosso desafio é, ao mesmo tempo que a gente prepara o nosso efetivo para cumprir a nossa missão constitucional de defesa da pátria, também atuar na mão amiga, em parceria com a comunidade de Rio Grande, Polícia Federal e Militar, fazendo jus ao lema 'juntos somos mais fortes'", completou o oficial.

O agora ex-comandante, coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, falou do misto de emoções ao deixar a unidade. Ele enalteceu a qualificação da equipe de trabalho e destacou a receptividade dos rio-grandinos. "A sociedade rio-grandina é muito acolhedora. Fazer amizade é muito fácil em Rio Grande. Eu tenho aqui amigos que parece que os conhecia há mais de 20 anos", revelou o oficial.

20220118_180939"Profissionalmente, foi uma experiência ímpar, porque esse é o Grupo de Artilharia mais ao sul do país e a nossa área de proteção integrada faz a fronteira com o Uruguai e nos tivemos a oportunidade de estreitar os laços com exército uruguaio e com várias outras agências de segurança como Polícia Federal, Rodoviária Federal, Receita Federal, Brigada Militar e o ICMbio que deu um suporte muito grande para as nossas operações", lembrou Pedro Ivo.

"Quando a gente trabalha em conjunto, sempre aprendemos e pegamos experiência. Isso para o soldado é um valor imensurável, porque ele se sente valorizado e aumenta sua autoconfiança, pois ele aprende a confiar em si mesmo e vê a resposta da população. No momento em que ficamos cinco meses ininterruptos na fronteira, o carinho que a população nos ofertava era impossível mensurar", concluiu Silva.

A partir de agora, Pedro Ivo passará a atuar na Diretoria Geral de Pessoal, em Brasília. Já entre os anos de 2023 e 2025 ele assumirá a Aditância de Defesa Naval, do Exército e da Aeronáutica, no Irã.

Confira no vídeo abaixo o desfile da tropa ao final da solenidade ao som do Dobrado Batista de Melo, momento em que o novo comandante conheceu o efetivo.