BOMBEIROS DE ARROIO GRANDE RECEBEM ORÇAMENTO PARA REFORMA DA VIATURA DE COMBATE

  • Estão previstas as adaptações e instalações de bomba d’água nova, de um sistema de escorva pneumática, de um carretel de mangotinho, de um canhão monitor e de gavetas novas para armazenamento de materiais. Fotos: Divulgação/Bombeiros Arroio Grande

Cento e sessenta e dois mil reais: esse é o valor do orçamento para a reforma do caminhão dos bombeiros municipais de Arroio Grande. A viatura auto bomba tanque (ABT) é do ano de 1979, mas desde 1993 atua na atividade de combate a incêndios, quando foi adquirida e transformada para essa função, por meio de um esforço da comunidade e de produtores rurais do município.

A situação dos servidores já foi noticiada no site Papareia News no mês de julho e de lá para cá uma série de ações foram colocadas em prática pela administração municipal, como o repasse de equipamentos de proteção individual (EPI), entre eles uniformes. Reuniões com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) também foram realizadas recentemente.

259128122_434974821425310_7929993345689882599_nUm dos objetivos dos encontros com a instituição, em Porto Alegre, foi a assinatura de um convênio para a criação do Serviço Civil Auxiliar de Bombeiro (SCAB) no município. Após a formalização da parceria será possível solicitar ao comando-geral do CBMRS a doação de um caminhão, assim como ocorreu recentemente nas cidades de Arroio do Sal e Santo Cristo.

No orçamento, emitido pela empresa especializada Mitren, de Santa Cruz do Sul, constam os serviços que devem ser realizados no veículo. Estão previstas as adaptações e instalações de bomba d’água nova, de um sistema de escorva pneumática, de um carretel de mangotinho, de um canhão monitor e de gavetas novas para armazenamento de materiais.

No planejamento da reforma também constam a revisão do sistema hidráulico e instalação de uma tubulação nova, a revisão elétrica e a substituição dos dispositivos luminosos por modelos em led. A empresa prevê um prazo de 60 dias para a conclusão dos serviços, período em que a cidade ficaria desassistida e dependente do socorro dos bombeiros militares de Jaguarão.

De acordo com a secretária-geral de governo de Arroio Grande, Rose Guevara, em razão do valor elevado será necessário realizar um processo licitatório, procedimento que deve observar o rito da administração pública. Por conta do envolvimento no pagamento do décimo terceiro salário, não é possível precisar se o trâmite terá início em dezembro ou janeiro.

224234060_356088472647279_6915003482469565619_nNo entendimento de Rose a reforma precisa ser realizada, porém o prazo apontado pela empresa deixa a administração municipal bastante preocupada com relação à necessidade de atendimento durante o período em que a cidade estiver sem o caminhão. Nesse intervalo, Arroio Grande será atendida pelos bombeiros militares de Jaguarão, distante 45 km.

Outra alternativa seria a busca pelo valor através de parcerias com a comunidade e com empresas do município, no entanto essa possibilidade ainda não foi levantada em razão do pouco tempo entre o recebimento da proposta pela Prefeitura e os demais compromissos que envolvem as secretarias diretamente envolvidas.