ABT DE EMPRESA DE TERRAPLANAGEM QUE PRESTA SERVIÇOS À HAVAN IMPRESSIONA PELA ORIGINALIDADE

  • Antes de ser arrematado em um leilão, em janeiro do ano passado, ele pertencia à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e foi adquirido com o objetivo de se tornar um caminhão pipa. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Se dizem que todo o brasileiro é apaixonado por carro, quem visitar a loja Havan neste final de semana poderá ter a chance de conhecer o Faísca 06, um Mercedes-Benz 1313 que atuou como caminhão de bombeiros Auto Bomba Tanque (ABT) e hoje integra a frota da empresa Barbosa Terraplanagem. A originalidade do veículo, ano 1976, impressiona e ao olharmos o painel a surpresa aumenta ainda mais: apenas 49 mil km rodados.

20210731_204541Antes de ser arrematado em um leilão, em janeiro do ano passado, ele pertencia à Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e foi adquirido com o objetivo de se tornar um caminhão pipa para o atendimento das necessidades de uma obra de construção civil. No entanto, o estado de conservação do veículo chamou a atenção até mesmo da empresa Depemec, de Erechim, especializada na adaptação de viaturas.

Com isso, os proprietários decidiram manter a característica de um veículo de combate a incêndio apenas com algumas alterações: o tanque de dois mil litros foi substituído por um de seis, após a retirada do tanque de 400 litros de Líquido Gerador de Espuma e de outros dois tambores de pó químico. As peças originais não foram descartadas e estão guardadas na sede da empresa de Erechim.

“Nosso serviço é basicamente molhar pátio, grama e lavagem de pista. Como a gente não usa pó químico e nem o tanque de espuma, a gente optou por comprar outro tanque e guardar o original. A única coisa que a gente fez foi dar uma lixada na pintura, que estava com o brilho queimado, e dar um banho de tinta”, explicou o representante da Barbosa Terraplanagem, Jonathan Barbosa.

20210731_204447Um diferencial muito importante em um caminhão de bombeiro é a existência ou não de um canhão de água. No caso do Faísca 6, a capacidade dele é de 750 galões por minuto se caracterizando como um importante aliado em um combate a incêndio e no caso de sua nova função, a lavagem de pista para a retirada de restos de obras ou a irrigação de terrenos para a realização de obras.

Mas uma viatura não deixa de exercer a sua função nem mesmo depois de ter a baixa confirmada. Durante a obra da loja Havan de Canela, um incêndio atingiu três residências em um bairro próximo ao canteiro. Sabendo que o veículo estava no município, os bombeiros solicitaram seu auxílio no combate e o tanque de grande capacidade contribuiu no abastecimento da viatura.