PC DESENCADEIA OPERAÇÃO DE COMBATE A ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS VOLTADAS AO ABIGEATO


Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, policiais civis de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí participam de uma operação que tem como foco a desarticulação de grupos criminosos voltados ao abigeato. Batizada de Operação Predadores, a atividade é fruto de uma investigação que contou com seis meses de duração.

Ao longo desse período, a Polícia Civil (PC) identificou a existência de duas organizações criminosas estruturadas e com atuação nas cidades que estão recebendo os efetivos da operação. Estão sendo cumpridas 20 ordens judiciais, sendo 18 mandados de busca e apreensão e outros dois de prisão preventiva.

Para o desencadeamento da operação, estão sendo empregados 75 agentes, 25 viaturas e um helicóptero da instituição. As investigações tiveram início no mês de dezembro do ano passado, logo após a criação do Núcleo de Combate ao Abigeato que funciona como um braço da Delegacia Regional e operacionalmente vinculado à 2ª Delegacia de Polícia (DP).

WhatsApp Image 2021-06-01 at 13.45.57Em nota encaminhada ao site Papareia News, a PC disse que "com o aprofundamento das investigações e com base no trabalho de inteligência, foi identificada a participação de cada um dos envolvidos e com a individualização das condutas, que se dividiam entre o furto de animais no campo, o abate e a receptação com a comercialização em mercados".

Somente neste ano, o Núcleo de Combate ao Abigeato já recuperou 83 bovinos, os quais já foram entregues aos proprietários. O crime tem gerado preocupação entre os produtores rurais da região, causando prejuízos que atingem a casa dos R$ 70 mil, sem contar as questões de ordem de saúde pública e sanitária.

Até o momento, foram apreendidos farta quantidade de armas, munições, carnes de ovinos, bovinos e equinos, além de um automóvel, Volkswagen Jetta, que teria sido utilizado nos crimes cometidos na região. Também foram presas oito pessoas, sendo duas preventivamente e outras seis em situação de flagrante.