3º BBM COMEMORA 43 ANOS DO PELOTÃO DE JAGUARÃO COM ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO

  • Foram realizadas oficinas de estabilização, gerenciamento de cena, atendimento pré-hospitalar, técnicas de desencarceramento, estabilização e manuseio de ferramentas, equipamentos e acessórios. Foto: Divulgação/Beto Fotografia

O aniversário de 43 anos de fundação do Pelotão de Bombeiros de Jaguarão foi comemorado com a realização de atividades teóricas e práticas integrando a instituição e os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As atividades aconteceram na quarta e quinta-feira dessa semana, na sede do Sindicato Rural do Município.

As aulas teóricas aconteceram de forma online para evitar aglomerações e atender as determinações das autoridades sanitárias. Na oportunidade, foram abordadas questões relacionadas a cinemática das ocorrências, novas tecnologias e atendimento pré-hospitalar, que é o primeiro realizado pelos socorristas no cenário de acidentes.

Na quinta-feira, após a conclusão da fase teórica, os participantes iniciaram as atividades práticas. Foram realizadas oficinas de estabilização, gerenciamento de cena, atendimento pré-hospitalar, técnicas de desencarceramento, estabilização e manuseio de ferramentas, equipamentos e acessórios.

Na ocasião foram entregues certificados para militares que se destacaram nas suas funções em 2020 e também homenagens para bombeiros que ingressaram nos quadros da reserva remunerada ao longo do ano. A prefeitura de Jaguarão e os socorristas receberam um agradecimentos pela participação na atividade.

A coordenadora do SAMU de Jaguarão, enfermeira Graciela Vieira, falou sobre a oportunidade de integração promovida pelo Corpo de Bombeiros. “Como somos uma equipe, juntos somos mais. O SAMU e os bombeiros são os que resgatam as vítimas nos dias de sol e chuva, nas 24 horas do dia e nos 365 dias do ano. Se trabalhamos no atendimento pré-hospitalar, nada mais justo do que treinarmos para melhor atendermos a nossa população”, afirmou.