COLEGAS LAMENTAM A PERDA DO TENENTE CONTREIRA

  • O velório foi cercado de muitas emoções e lembranças do oficial. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A presença de bombeiros da região meropolitana e dos batalhões onde o tenente Contreira desenvolvia suas atividades demonstram o perfil agregador que o militar possuía. O semblante de tristeza no rosto de seus colegas é mais uma prova de que não foi somente a família que perdeu um ente querido, mas sim toda a corporação.

A fala do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), coronel Lúcio Alex Ruzicki, traduz perfeitamente a brilhante carreira construída pelo rio-grandino, de 52 anos. "Ele era uma referência no CBMRS, um profissional capacitado e que serve de exemplo para todos", afirmou.

IMG-20201028-WA0053Descrito como uma pessoa prestativa, mesmo possuindo um cargo de comando, Contreira almoçava e jantava com os bombeiros de serviço e era um grande incentivador dos demais. Sua força, coragem e determinação serão alguns dos legados deixados por ele e que irão inspirar os novos militares.

Ao lado do caixão, nos momentos que antecederam o final do velório, o soldado Silveira que trabalhou diretamente com o oficial, fez uma fala que buscou destacar as boas ações de Contreira. "Ele ia muito além da atividade de tenente. O respeito que a gente tinha por ele era de tal forma que ele respeitava desde o mais novo no pelotão até o mais antigo", acrescentou.

Silveira citou sua primeira ocorrência, um grande incêndio em que foram utilizados quatro caminhões, e que os integrantes da guarnição chegaram ao final do atendimento extremamente cansados. Contreira havia assumido a sala de operações para que os bombeiros fossem em um número suficiente para o local.

IMG-20201028-WA0052"Eu lembro que eu cheguei cansado, cabisbaixo e ele vibrante, com olhar de orgulho do nosso trabalho, como um pai olha para um filho, e ele disse uma frase: Silveira, um corpo que não vibra é como uma carcaça que se arrasta", recordou. "O tenente era uma pessoa que tinha moral e vibração", finalizou emocionado.

O comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), tenente coronel Maurício Ferro, também esteve presente no velório e falou sobre o oficial. "Um profissional extremamente diferenciado, dedicado e de um eficiência administrativa muito grande. Ele marcou a carreira dele de uma maneira muito eficaz e em todos os locais que passou era um servidor indispensável", revelou.