PREFEITA ANUNCIA DEZ NOVOS LEITOS DE UTI-COVID EM PELOTAS

  • Paula salientou que, para o funcionamento dessa UTI, foram contratados 46 novos profissionais. Foto: Rodrigo Chagas/PMPel

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, anunciou, na tarde desta quinta-feira (13), em pronunciamento pelas redes sociais da administração municipal, a ampliação da rede hospitalar dedicada aos pacientes infectados pelo coronavírus. Durante a live, também convidou a população a realizar um lockdown voluntário, no próximo fim de semana.

Paula abriu a transmissão lamentando as mortes das três vítimas confirmadas nesta quinta (13). Relembrou o trabalho feito pela Prefeitura, para a ampliar a rede de atendimento de casos de Covid-19 e anunciou os dez novos leitos de UTI, no hospital Beneficência Portuguesa, aumentando de 114 para 124 leitos específicos para pacientes contaminados pelo coronavírus.

"Vamos repassar R$ 200 mil por mês, para que o hospital faça a contratação de profissionais para que esses leitos, locados por nós, passem a receber os pacientes. Sábado (15), as equipes já estarão prontas. Estão terminando seu treinamento e irão iniciar seu trabalho", comemorou a gestora municipal.

Paula salientou que, para o funcionamento dessa UTI, foram contratados 46 novos profissionais. A carência de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem é fator que vêm impedindo o aumento de leitos na rede Covid de Pelotas. "As pessoas não imaginam como é complexo montar uma Unidade de Tratamento Intensivo como essa, que irá funcionar 24 horas, devido à quantidade de pessoas necessárias para compor as equipes que trabalham nas UTIs", frisou a prefeita.

Outros dois encaminhamentos para aumentar as vagas hospitalares foram destacados durante o pronunciamento: o programa do governo federal, ao qual o Município solicitou 30 médicos, e a negociação com uma Organização da Sociedade Civil para a gestão do Centro Covid e, assim, a contratação de profissionais da saúde.

Lockdown voluntário

Ao ressaltar a ocupação máxima dos leitos de UTI, registrada nesta quinta-feira, a prefeita alertou que os novos leitos não representam a possibilidade de relaxar as regras de prevenção ao contágio e à expansão da pandemia. Paula agradeceu pela conquista do índice de isolamento social de 78,4% no fim de semana passado e fez um pedido: um lockdown voluntário nos próximos dias.

"Ouvimos várias críticas, inclusive de pessoas que nunca estiveram em Pelotas, mas, não tenho dúvida que agimos certo, que escolhemos os direitos de vida e saúde, que também estão na Constituição. A população colaborou e muito; ficou em casa e não foi por medo das forças policiais. As pessoas entenderam seu papel no processo, realizaram esforço pessoal pelo bem coletivo", pontuou.

De acordo com a prefeita, o comércio manterá suas atividades, conforme as regras do Sistema de Distanciamento Controlado - bandeira vermelha. Os espaços públicos, como a praia do Laranjal, estarão fechados como forma de evitar aglomerações.

"Vamos nos unir para vencer tudo isso. Estamos fazendo o nosso melhor. Esses dez leitos não são a solução, mas são um alívio que pode não durar muito se não mantivermos o isolamento social. Nós somos os agentes do esforço, mas somos também os beneficiários - as nossas vidas estão sendo preservadas. Não tenho dúvida que vamos vencer esse vírus", concluiu.