SÉRIE SOLDADOS DO FOGO EP. 6 - O BANHO DE MANGUEIRA

  • A solidariedade é uma das marcas da personalidade do tenente Paz, tanto que enquanto não recebe a autorização para voltar, ele pretende atuar em projetos e ações sociais que não puderam ser realizadas enquanto esteve na ativa. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Como você costuma comemorar as suas conquistas? Entre amigos e familiares, com um brinde ou jantar, é uma das formas mais comuns de marcar um momento importante da vida pessoal ou profissional. No Corpo de Bombeiros, isso também acontece, mas o jeito de celebrar é um tanto quanto diferente e bem molhado: com um banho de mangueira.

Internamente, essa prática é utilizada para marcar diferentes momentos na vida de um bombeiro, seja na formatura da academia, fim de um curso específico, mudança de cidade ou transferência para a reserva. Nos últimos meses, militares de Rio Grande finalizaram seu ciclo profissional e a imagem do banho se tornou bastante comum nas redes sociais.

Um dos protagonistas recentes desta cena foi o tenente Paz que, depois de 31 anos de serviço, encerrou sua missão no 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM). Já despido da farda que o acompanhou durante todos esses anos, o militar foi enfático ao dizer que procurou um serviço e ganhou um presente.

Realizado, Paz afirmou que conseguiu ser exatamente o que queria ser e mencionou a importância do espírito de unidade. Em sua visão, ser bombeiro depende de vocação, pois o militar sai para o atendimento de uma ocorrência sem saber o que vai encontrar, mas ainda no caminho precisa saber exatamente o que fazer ao chegar no local.

Ao longo da entrevista, ele lembrou de um dia em que estava na sala de operações substituindo um colega que estava almoçando e uma senhora chegou no quartel desesperada dizendo que a filha estava morta. Como percebeu que ela ainda respirava, Paz fez as manobras de reanimação e avisou os colegas, que a encaminharam ao hospital.

No pronto socorro, a médica que atendeu a criança informou que por conta da ação rápida a criança não teria sequelas. Anos mais tarde, ele descobriu que a menina salva por ele era sobrinha de um colega de serviço. "Comecei para garantir a estabilidade e descobri minha verdadeira vocação", revelou Paz.

"Esses 31 anos foi uma oportunidade de poder semear a amizade", completou. O militar disse que pretende retornar, mas depende de uma autorização do governo para tanto. Essa autorização não beneficiaria somente ele, mas todos os militares do Corpo de Bombeiros que estão na reserva e desejam retornar às atividades.

A solidariedade é uma das marcas da personalidade do tenente Paz, tanto que enquanto não recebe a autorização para voltar, ele pretende atuar em projetos e ações sociais que não puderam ser realizadas enquanto esteve na ativa. Ele não revelou exatamente o que pretende fazer, mas seguir fazendo o bem é uma de suas missões de vida.

Questionado sobre o banho de mangueira que presenciou por muitas vezes na despedida de colegas, Paz foi sincero ao falar sobre a mistura de sentimentos. "Quando tu estás levando o banho se sai contente pela homenagem e ao mesmo tempo entristecido por não estar mais sendo parte daquela engrenagem", comentou.

O site Papareia News agradece ao comando do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) pela oportunidade de mostrar um pouco da rotina dos bombeiros de Rio Grande.