YARA ANUNCIA REPASSE DE R$ 750 MIL AO HU PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE LEITOS SEMI-INTENSIVOS

  • Conforme Elizalde, a direção da empresa entrou em contato com a administração do hospital para saber o que era necessário para que os leitos fossem colocados em funcionamento e após um levantamento de materiais, se chegou ao valor anunciado. Foto: Divulgação/Frame de vídeo

Por meio de uma coletiva de imprensa por videoconferência, na manhã desta terça-feira, a Yara Rio Grande anunciou o repasse de R$ 750 mil ao Hospital Universitário (HU) da Furg para possibilitar a instalação de 20 leitos semi-intensivos para tratamento de pacientes com coronavírus. Essa iniciativa surgiu após a instituição de saúde receber 20 respiradores e não possuir os demais equipamentos para a operação dos leitos.

O ato contou com a participação do gerente da unidade de Rio Grande, Lucas Elizalde, do superintendente em exercício do HU, Fábio Lopes, do secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, e do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer. Atualmente, a cidade é referência para 28 municípios do estado no tratamento da doença e o investimento da Yara possibilitará uma ampliação significativa da estrutura de atendimento.

A coletiva teve início com a participação do executivo da empresa que traçou um panorama das ações sociais desenvolvidas pela Yara ao longo dos anos em que está inserida na cidade e neste momento de pandemia, principalmente. Ainda conforme Elizalde, a direção entrou em contato com a administração do hospital para saber o que era necessário para que os leitos fossem colocados em funcionamento e após um levantamento de materiais, se chegou ao valor anunciado.

O superintendente em exercício do HU, médico Fábio Lopes, salientou a importância da participação da Yara nesse momento difícil para a cidade. Ele lembrou que o sistema de saúde brasileiro apresenta problemas crônicos, porém a pandemia pôs à prova todo e qualquer sistema de saúde pelo mundo. Além disso, ele destacou a integração do poder público com a iniciativa privada para a efetivação de parcerias como essas.

Lopes explicou que os recursos doados pela empresa possibilitarão a criação de uma ala exclusiva para o tratamento da Covid-19 que poderá se transformar em uma mini Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) até que o paciente possa ser transferido para um espaço mais adequado. A lista de materiais será finalizada até hoje à tarde, mas adiantou que serão adquiridos carrinhos de parada, equipamentos de ventilação não invasiva e uma central de controle para o monitoramento das pessoas internadas.

Ao fazer uso da palavra, o secretário municipal de saúde, Maicon Lemos, agradeceu a empresa pelo apoio importante que vem sendo prestado e disse que Rio Grande ganhará muito com esse auxílio, pois haverá ainda mais celeridade no enfrentamento da pandemia. Além disso, o aporte desses recursos irá ampliar o acesso dos rio-grandinos e moradores da região à saúde especializada.

Já o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, reconheu e agradeceu o apoio que o grupo Yara vem dando para a cidade do Rio Grande em várias frentes. Ele também destacou a importância da união do setores público, iniciativa privada e a comunidade para superarmos esse momento delicado.

Ao final da coletiva, Elizalde informou que todos os trâmites burocráticos estão sendo realizados e o recurso deve ser repassado ainda essa semana. Depois de adquiridos os equipamentos, a previsão é de que os leitos semi-intensivos entrem em funcionamento na próxima segunda-feira, podendo esse prazo ser até mesmo encurtado.