CORSAN INICIA LIGAÇÃO DA REDE DE ÁGUA NO BAIRRO VILA MARIA DOS ANJOS

  • O projeto Água, Vida e Cidadania foi criado com o objetivo de regularizar a situação de imóveis construídos em áreas de ocupação consolidada. Foto: Divulgação/Corsan

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) começou, na última segunda-feira (18), a obra de instalação da rede de água no bairro Vila Maria dos Anjos. No início deste ano, os moradores estiveram na Câmara de Vereadores e na sede da Superintendência Regional para tentar encontrar uma solução para o problema da falta de água, depois da realização de pelo menos dois protestos que trancaram a Rua Roberto Socoowiski.

As cerca de 120 famílias que residem no local foram incluídas no programa chamado Água, Vida e Cidadania, desenvolvido pela Corsan, em parceria com o governo do estado. O projeto foi criado com o objetivo de regularizar a situação de imóveis construídos em áreas de ocupação consolidada. Canoas foi a primeira cidade no estado a aderir ao programa e iniciar as ligações, mas com a pandemia do coronavírus ainda não conseguiu concluir.

De acordo com o gerente da unidade especial de saneamento da Corsan, Mário Marin, o programa tem como principais benefícios a isenção da taxa de ligação nova, hoje avaliada em R$ 298 e a suspensão do pagamento da fatura por até três meses para aqueles que fizerem a ligação na rede em até 30 dias do início do projeto. Ainda conforme o gestor, são atendidas pelo projeto áreas com mais de cinco anos de ocupação.

Todos os imóveis residenciais dessa área são cadastrados como Tarifa Social pelo período de dois anos, desde que atendam a três requisitos: as casas devem possuir um tamanho máximo de 60 m2; devem ter no máximo seis pontos de água; e ter um consumo máximo de 10 m3 por mês. Ao final, as casas recebem cada uma o seu hidrômetro e a isenção de pagamento serve justamente para uma educação de consumo de seus moradores.

Pelo projeto, Marin explicou que uma empresa é contratada por meio de licitação para executar o serviço de instalação da rede, mas por se tratar de um caso de emergência, foi utilizada a mão-de-obra da própria Companhia para atender os moradores. No caso da Vila Maria dos Anjos, serão instalados aproximadamente 900 metros de rede, com o uso de canos de 60 a 150 milímetros.

Por entender a situação de vulnerabilidade das famílias, o setor comercial da Corsan irá até do bairro para coletar os dados dos moradores e otimizar o processo. Marin também explicou que outras áreas de ocupação da cidade também serão atendidas pelo programa, porém não é possível precisar quando serão iniciadas as novas obras. A expectativa é de concluir a instalação da rede até terça-feira e o trabalho de cadastramento dos moradores deve iniciar nesta sexta-feira.