HU-FURG LANÇA O TELEAMAMENTAÇÃO

  • O Teleamamentação pode ser acessado pelo número (53) 99947-3732 e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Para celebrar o Dia da Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) lança o Teleamamentação. A iniciativa visa agendar as coletas de leite humano e orientar as mães que amamentam e estão com dúvidas ou dificuldades neste momento de restrição de acesso ao Hospital, em razão da pandemia de covid-19.

O Teleamamentação pode ser acessado pelo número (53) 99947-3732 e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Durante esse horário, as mães podem mandar mensagens, fazer chamadas ou, até mesmo, videochamadas, podendo utilizar o WhatsApp. O atendimento é realizado pelos profissionais do BLH que esclarecem e orientam as mães. O Teleamamentação foi viabilizado com a doação de aparelho celular, realizada pelo Partage Shopping.

De acordo com a coordenadora do BLH, Grace Santos, pelo Teleamamentação as mães podem tirar dúvidas sobre dificuldades na amamentação, dúvidas durante a gestação em relação a amamentação, bem como formas de doação e agendamento da coleta. Grace salientou que atualmente o Banco de Leite recebe a doação de 23 litros de leite por mês, sendo que a necessidade é de 80 litros mensais.

Ela ainda lembrou que todo o processo de doação é seguro e que o BLH do HU-Furg atende toda a determinação dos órgãos competentes, orientando as doadoras sobre os cuidados que devem ser tomados para realizar a doação. “Primamos pela saúde das mães e pela qualidade e segurança do leite pasteurizado para bebês prematuros”, enfatizou Grace. No dia 19 de maio, durante a coleta externa, as doadoras receberão um kit, contendo sabonete líquido, máscara e um cartão de agradecimento.

O leite doado ao HU-Furg alimenta bebês prematuros, de baixo peso ou que estão em tratamento de patologias diversas na Maternidade, Pediatria e nas UTIs Neonatal e Pediátrica. Devido à pandemia de covid-19, as coletas internas de leite humano estão restritas às mães que possuem bebês internados, e as coletas externas são realizadas nas terças-feiras, conforme cadastro e orientações do BLH.

O BLH é o único banco do sul do estado e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, e foi inaugurado em dezembro de 2006. Desde 2013, o BLH submete seu trabalho à avaliação da Rede Global de Bancos de Leite Humano e vem sendo certificado por seu desempenho.

A equipe realiza a coleta interna e externa, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano de acordo com demanda interna. Grace esclareceu que “o leite humano cru é usado apenas de mãe para filho, mas quando é pasteurizado, pode ser distribuído para todos que precisam”.