POPULAÇÃO RESPEITA RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO EM ÁREAS PÚBLICAS NO FIM DE SEMANA EM PELOTAS

  • Nos dois primeiros dias da ação, não houve registro de descumprimento da determinação do executivo municipal nestes locais. Foto: Gustavo Vara/PMPel

Os moradores da orla da praia do Laranjal e da Avenida Dom Joaquim acompanharam, quase de forma exclusiva, a ação da Prefeitura de Pelotas nestes dois locais durante todo o fim de semana. As áreas, consideradas como tradicionais pontos de encontro e circulação de veículos na cidade, ficaram desertas, graças ao Decreto Municipal 6.261, que proíbe a permanência de pessoas em espaços públicos, entre eles praças, costa da Lagoa, calçadão, vias e parques. A ação faz parte das estratégias do executivo no controle à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Nos dois primeiros dias da ação, não houve registro de descumprimento da determinação do executivo municipal nestes locais. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, todas as pessoas que foram abordadas não reagiram e acabaram atendendo aos pedidos dos agentes. “No Laranjal, principalmente pela manhã, registramos algumas pessoas caminhando, andando de bicicleta, mas nenhuma aglomeração. Assim como na Páscoa, percebemos que todos estão compreendendo a importância da mudança de comportamento”, constatou Al Alam.

A fiscalização envolveu 72 agentes que atuaram na vistoria das áreas com trânsito e estacionamento restritos pela determinação municipal, além do apoio das outras forças de segurança que compõem a Operação Integrada, como Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil. Também há fiscalização fixa nos locais, como na orla, onde é possível encontrar viaturas em três pontos principais: chafariz, acesso à avenida Rio Grande do Sul e no trapiche.

Outras áreas

A ação da Prefeitura também se estendeu para outros locais onde existe a possibilidade de “migração” dos frequentadores das áreas interditadas, como as margens do Arroio Pelotas, no Recanto de Portugal. “No sábado os agentes de trânsito constataram uma quantidade elevada de pessoas neste local e precisaram solicitar que se retirassem. Não houve reação, tudo muito tranquilo”, destacou o secretário.

Já no domingo, a Guarda Municipal flagrou um campeonato de futebol na Vila Castilho. Segundo o chefe operacional da Guarda, Sandro Beloto, no local também estava sendo feita uma arrecadação de alimentos, mas como havia uma certa aglomeração, os presentes foram orientados a encerrar a ação.

A força-tarefa também esteve em outras áreas da cidade, como o Parque Una e a Avenida Pinheiro Machado, próximo a indústria Lifemed, mas estes locais estavam praticamente vazios.