CRUZ VERMELHA MONTA POSTO DE TRIAGEM NA RODOVIÁRIA

  • Cada equipe é formada por pelo menos três pessoas, sendo composta por um médico ou técnico de enfermagem e voluntários. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Integrantes e voluntários da Cruz Vermelha em Rio Grande realizam, desde a última segunda-feira (6), exames de triagem em passageiros que chegam ao município pela rodoviária. A tenda está montada no setor de desembarque e as equipes foram divididas em escalas de duas horas cada uma para que nenhum dos horários fosse deixado sem o trabalho preventivo.

De acordo com a coordenadora, psicóloga e voluntária da instituição, Tatiana Mano, ao descerem dos ônibus, os passageiros são convidados a passarem pela triagem que é feita de forma bastante rápida. Com um termômetro, os voluntários verificam a temperatura das pessoas e se o resultado for até 37,8 graus ela é liberada.

Caso a temperatura esteja acima desse limite, é preenchida uma notificação que é encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde e o passageiro recebe luvas e máscaras, além de ser orientado a permanecer em casa até a visita de uma equipe da Vigilância em Saúde. Até agora, nenhuma notificação foi preenchida e ninguém se negou a participar da triagem.

Cada equipe é formada por pelo menos três pessoas, sendo composta por um médico ou técnico de enfermagem e voluntários. No momento da reportagem, além de Tatiana, estavam atuando no posto de triagem o médico Erick Gabriel Arantes Quaresma e o psicólogo Robrson Silveira da Silva.

Atualmente, as equipes atuam em quatro horários diferentes: das 06h às 08h; das 18h às 20h; das 22h às 00h; e das 02h às 04h. Na próxima semana, devem ser incluídos novos horários, pois serão atendidos os passageiros que chegarão da cidade de Bagé. Por conta da limitação imposta pelos órgãos de saúde, os ônibus estão circulando com uma média de sete passageiros.