PRESIDENTE DA FGF FALA SOBRE CONTINUIDADE DAS COMPETIÇÕES GAÚCHAS

  • Sobre a Divisão de Acesso e a Terceira Divisão, o mandatário garantiu a retomada no mês de agosto e também falou sobre as declarações de dirigentes em desistir de disputar as competições. Foto: Pedro Trindade/FGF

A pandemia do coronavírus atingiu fortemente todos os setores, inclusive o futebol gaúcho que viu suas competições que estavam em andamento ser suspensas e não ter data para recomeçar. Em entrevista ao site Papareia News, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, garantiu que o Campeonato Gaúcho terá sua definição e tanto a Divisão de Acesso como a Terceirona terão seguimento a partir de agosto.

"Tem sido 30 dias muito intensos, de muito trabalho, de muita preocupação e buscando nos municiar cada vez mais de informações para que possamos traçar minimamente um planejamento para a retomada da temporada do futebol gaúcho", informou. Com isso, a entidade trabalhou na elaboração de dois cenários diferentes para contemplar os clubes da Primeira Divisão e também as equipes das outras duas divisões profissionais.

"Nós temos uma expectativa grande de o quanto antes conseguirmos finalizar o Campeonato Gaúcho que já estava engatilhado da metade para o fim e também completar a Divisão de Acesso que já estava na sua terceira rodada", explicou. Sobre a competição que garante vaga na elite do futebol gaúcho, Hocsman lembrou que ela tem a possibilidade de ser remarcada exclusivamente pela FGF e não cogita que o Caxias seja declarado como campeão da Série A nesta temporada.

Na visão de Luciano, uma decisão nesse sentido impactaria até mesmo na questão do rebaixamento e não levaria em consideração a briga dos clubes de baixo na tabela para escapar do descenso. "Não trabalho com a possibilidade de haver uma declaração expressa da Federação em termos de um clube ser campeão porque tem todas essas questões que envolvem o regulamento e também porque o regulamento sequer faz previsão com relação a interrupção da competição e como se definir o seu ganhador", afirmou.

Sobre a Divisão de Acesso e a Terceira Divisão, o mandatário garantiu a retomada no mês de agosto e também falou sobre as declarações de dirigentes em desistir de disputar as competições. "Nós conversamos já várias vezes com os presidentes dos clubes e chegamos a essa decisão da retomada em agosto depois de muitas conversas e reuniões com eles. Cabe a cada gestor tomar sua decisão. Fiz alguns alertas com relação a consequências da desistência de uma competição que for reiniciada e o que isso pode acarretar no âmbito desportivo para o ano seguinte", alertou.

A entrevista completa você confere clicando no player abaixo.