CHOCOLATEIROS DE GRAMADO PROJETAM QUEDA DE 60% EM RAZÃO DO CORONAVÍRUS

  • Recentemente, tanto Gramado como Canela foram fechadas e tiveram proibidas as entradas de ônibus de turismo. Foto: Divulgação

Além do turismo e do Natal, a Páscoa é considerada uma das datas mais importantes para a economia da serra gaúcha. No entanto, as vendas deste ano devem registrar uma queda significativa para os fabricantes de Gramado, em razão das medidas de prevenção e combate ao coronavírus impostas pelas autoridades sanitárias.

De acordo com o gerente comercial da empresa Prawer Chocolates, Gabriel Brock, o momento é considerado difícil, pois a cidade depende exclusivamente do turismo e cerca de 80% da receita dos chocolateiros tem origem nessa atividade. Recentemente, tanto Gramado como Canela foram fechadas e tiveram proibidas as entradas de ônibus de turismo.

Em razão disso, a empresa montou dois cenários diferentes, um cogitando a volta do turismo em agosto, com o máximo pico no Natal e outro em que haja o anúncio de uma vacina ou remédio que possa combater a doença. Mesmo assim, a projeção é de uma queda na produção de cerca de 60%, resultado que também se refletirá nas vendas desse ano.

Ainda conforme Brock, a empresa estava muito otimista com o ano de 2020, tanto que elaborou um plano de investimentos, mas que agora não deverá sair do papel. Com relação ao quadro de funcionários, Gabriel informou que ele não chegou a ser ampliado, pois se trata de uma produção artesanal e sem os padrões de larga escala.