LAGARTO TRANSPORTADO EM ÔNIBUS É RESGATADO PELA RECEITA FEDERAL, NO CHUÍ

  • A embalagem foi aberta pelos servidores que encontraram o lagarto dentro de um pote plástico com furos ao redor. Foto: Divulgação/Receita Federal

Agentes da Receita Federal do Chuí localizaram, na manhã desta terça-feira (11), um lagarto da espécie Gecko Leopardo sendo transportado em um ônibus da linha Porto Alegre - Chuí. O animal, cuja espécie exótica tem introdução e criação proibida no Brasil, estava declarado como peça de veículo para tentar despistar a fiscalização.

A embalagem foi aberta pelos servidores que encontraram o lagarto dentro de um pote plástico com furos ao redor. Como medida, os agentes entregaram o animal à Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar que o encaminhou ao Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (Nurf) da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

De acordo com nota encaminhada pela Receita Federal, “a criação irregular de animais da fauna silvestre é um crime previsto em lei e pode ter consequências graves para os infratores”. Antes de seguir viagem para Pelotas, o lagarto foi alimentado pelo Ministério do Meio Ambiente.