PASSAGEM DE CARGAS ESPECIAIS SERÁ FACILITADA COM A TECNOLOGIA
-
O item possui nichos de metais fixados no subsolo, que servem como uma espécie de “berço” para o sensor óptico móvel. Foto: Divulgação/Ecosul
A passagem de veículos com cargas especiais ou excesso lateral será mais ágil a partir de agora no km 430 da BR-116, na praça de pedágio do Cristal. Segundo a Ecosul, concessionária que administra o Polo Rodoviário Pelotas, uma barreira de sensor ótico móvel já está em funcionamento, em período de testes.
O item possui nichos de metais fixados no subsolo, que servem como uma espécie de “berço” para o sensor óptico móvel. Segundo o coordenador de tráfego da concessionária, Nicolau Delucis, a nova estrutura irá proporcionar uma velocidade maior quando esse tipo de veículo de carga passar na praça Cristal.
A tecnologia dá agilidade ao processo que anteriormente era mais complexo. “No modelo antigo era obrigatório uma equipe de Tecnologia da Informação (TI) para o desmonte dos sensores”, afirma. A novidade deverá ser instalada na Praças do Retiro – km 510 da BR-116, após o período testes.
Antes da novidade, havia uma ilha de concreto entre as pistas de passagem, sendo necessária uma operação que mobilizava equipe de técnicos especializados para retirar e colocar os itens. Cada passagem podia demorar entre cinco e dez minutos. Com a mudança a operacionalidade da passagem chega a até dois minutos.
A novidade está presente na pista lateral sentido interior – capital. No entanto o agendamento das transportadoras com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecosul continua sendo essencial. “Os veículos que trafegam no sentido capital – interior deverão cruzar na contramão”, ressaltou. O processo de preparação da operação continua a mesma, mas a passagem propriamente dita ganhou muita agilidade.