EQUIPAMENTO INSTALADO NA ERS 734 NÃO É UM PARDAL, MAS SIM UM LEITOR DE PLACAS

  • Aparelhos semelhantes também foram instalados em outras rodovias da região, entre elas a ERS 265, na cidade de São Lourenço do Sul. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

À meia-noite desta sexta-feira (9) entraram em funcionamento equipamentos redutores de velocidade, conhecidos popularmente como pardais, e leitores de placas nas rodovias estaduais. A iniciativa do governo gaúcho tem recebido a reprovação da comunidade, principalmente nas redes sociais, no entanto o que foi instalado em Rio Grande não tem a finalidade de multar.

De acordo com a assessoria de comunicação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), o equipamento instalado no km 12 da ERS 734 serve para ler placas e verificar veículos que estejam em situação de furto ou roubo. Automóveis que estejam com algum tipo de restrição também serão apontados pelo leitor.

Ainda conforme a assessoria do órgão, aparelhos semelhantes foram instalados na ERS 265, em São Lourenço do Sul, na RSC 287, no trecho entre Santa Cruz do Sul e Taquari, em ambos os sentidos, na RSC 377, entre Alegrete e São Francisco de Assis, e na ERS 453, no trecho entre Lajeado e Teutônia.

O DAER salienta que o fato de não se tratar de um pardal não faz com que os motoristas deixem de respeitar os limites de velocidade e a sinalização.