CONHEÇA OS ESTÁDIOS EM QUE O SÃO PAULO JOGARÁ AS PARTIDAS FORA DE CASA NO GAUCHÃO

Faltam 11 dias para o início do Campeonato Gaúcho e o São Paulo segue a pré-temporada visando a estreia na competição, no dia 29, contra o Passo Fundo, no estádio Vermelhão da Serra. Neste ano, o torneio será disputado por apenas 12 equipes, fazendo desta edição uma das mais acirradas dos últimos tempos.

E assim como em 2016, o Leão do Parque jogará mais fora do que dentro de seus domínios. Além da estreia, o rubro-verde ainda terá pela frente o Cruzeiro, Caxias, Brasil de Pelotas, Internacional e Veranópolis, não podendo deixar de pontuar e fazer valer o fator casa para escapar do rebaixamento e alcançar as fases finais.

Pensando nisso, nós resolvemos listar pra você que nos acompanha as principais informações dos estádios dos adversários, como capacidade, bairro em que está localizado, quando foi construído e qual o retrospecto dos mandantes nos jogos amistosos que foram disputados até o momento da publicação desta postagem. A ordem segue exatamente o cronograma de jogos estabelecido pela Federação Gaúcha de Futebol.

Estádio Vermelhão da Serra

62469551Casa da equipe do Passo Fundo, o local tem capacidade para 15 mil torcedores e é considerado o sexto maior estádio do interior gaúcho. Sua construção teve início no ano de 1964 e foi inaugurado em 9 de fevereiro de 1969, data em que ocorreu a terceira rodada do Gauchão daquele ano, recebendo a partida entre 14 de Julho e Aimoré, a qual foi vencida pelo time local pelo placar de 2 a 0.

Com o fim das atividades esportivas do 14 de Julho, o estádio passou a ser administrado pelo Passo Fundo e registrou seu maior público no dia 20 de maio de 2000, quando 18.350 pessoas assistiram a derrota da equipe da casa para o Grêmio por 2 a 1. Fica localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 3.495, no bairro São Cristóvão.

O Passo Fundo disputou até o momento três jogos amistosos. Um empate em 0 a 0 contra o Veranópolis e dois enfrentamentos com o Caxias: o primeiro com vitória por 2 a 0, no Vermelhão da Serra, e derrota por 2 a 1 jogando no Centenário.

Estádio Antônio Vieira Ramos – Vieirão

conteudo1_375Situado em Gravataí, está sendo utilizado como casa provisória para os jogos em que o Cruzeiro é mandante. Com capacidade para oito mil pessoas, o local foi inaugurado no dia 2 de março de 2008 e tem a equipe do Cerâmica Atlético Clube como proprietário. O estádio está localizado na Avenida José Loureiro da Silva, nº 2321, no Centro.

O Cruzeiro está construindo em Cachoeirinha sua nova arena, com capacidade para 16 mil torcedores, mas neste ano mandará seus jogos em Gravataí. O local, que abrigará ainda um centro de treinamento, deverá se chamar Arena Moacyr Scliar, em homenagem ao seu mais ilustre torcedor.

Nesse período de preparação, o clube realizou alguns jogos amistosos, com destaque para duas goleadas: a primeira sobre o São Paulo por 5 a 0 e a segunda sobre a Sociedade Esportiva Regina pelo placar de 9 a 0. No último domingo enfrentou o Juventude, em Bento Gonçalves, e perdeu por 1 a 0.

Estádio Francisco Stédile – Centenário

Estádio_Francisco_StédileConstruído no bairro Marechal Floriano e inaugurado em 12 de setembro de 1976, o estádio é a casa do Caxias, que retornou à elite do futebol gaúcho após disputar e conquistar a Divisão de Acesso, no ano passado. Com capacidade para 22.132 pessoas, o Centenário passou por uma reforma geral em 1996 e tornou-se um dos melhores do Rio Grande do Sul.

Está situado na Rua Thomaz Beltrão de Queirós, nº 898, e registrou recorde de público no ano de 2009, quando 25.128 torcedores assistiram à Caxias e Guaratinguetá, que terminou empatado em 1 a 1. O apelido Centenário foi atribuído em 1975, em homenagem aos cem anos da colonização italiana.

O clube também está realizando jogos preparatórios. Disputou duas partidas contra o Passo Fundo, perdeu uma por 2 a 0 e venceu a outra pelo placar de 2 a 1. Já contra o Veranópolis, no estádio Antônio David Farina, venceu por 1 a 0.

Estádio Bento Freitas

Bento-680x365Localizado na Rua João Pessoa, nº 694, no centro de Pelotas, o estádio é a casa do Brasil de Pelotas. Foi inaugurado no dia 23 de maio de 1943, em uma partida disputada e vencida pelo Grêmio Esportivo Força e Luz pelo placar de 3 a 2.

O recorde de público foi registrado no dia 18 de julho de 1985, oportunidade em que 24.249 torcedores assistiram a partida entre Brasil e Flamengo, que foi vencida pelo Xavante por 2 a 0. A capacidade é para 18.000 pessoas, mas as atuais obras deverão proporcionar um aumento neste número.

Até agora o grupo comandado por Rogério Zimmermann realizou dois amistosos, um contra o São Paulo e outro com o Novo Hamburgo, os quais tiveram como resultado empates em 0 a 0. No próximo dia 21, no Bento Freitas, a equipe recebe mais uma vez o São Paulo, em horário ainda não informado.

Estádio José Pinheiro Borda – Beira Rio

imagem123952Casa do Internacional, o estádio foi recentemente reformado para sediar alguns dos jogos da Copa de 2014 e foi visitado pelo São Paulo por três oportunidades no ano passado. Inaugurado em 6 de abril de 1969, o Gigante da Beira Rio tem capacidade para 50.038 torcedores e registrou seu maior público em 17 de junho de 1972, quando 106.554 pessoas assistiram ao empate em 3 a 3 entre as seleções Gaúcha e Brasileira.

O Internacional está realizando sua pré-temporada na cidade de Viamão e ainda não anunciou a realização de jogos amistosos. O estádio fica localizado na Avenida Padre Cacique, nº 891, no bairro Praia de Belas.

Estádio Antônio David Farina

estadio-6Com capacidade para 4.720 pessoas, ele é a casa do Veranópolis. O estádio da equipe da terra da longevidade fica localizado às margens da ERS - 470, na entrada do bairro Medianeira. O "Farinão", como é carinhosamente conhecido, passou a se tornar o local oficial dos jogos do VEC após a unificação do Esporte Clube Dalban com o Clube Atlético Veranense, em 1992.

O pentacolor da serra já realizou cinco amistosos, todos eles jogando em Veranópolis. O primeiro contra o Atlético Ipiranga, em dezembro, foi vencido pelo placar de 11 a 0. O segundo foi disputado contra o S.E.R. Amigos e terminou em 2 a 1 para o VEC.

O terceiro teste foi realizado também em dezembro, contra a equipe do Passo Fundo e a partida terminou com o placar em 0 a 0. Já em janeiro, a equipe comandada por Tiago Nunes perdeu para o Caxias por 1 a 0. O quinto jogo foi disputado no último sábado, contra o Clube Atlético Tubarão, e foi vencido pela equipe da casa por 1 a 0. 

Texto: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Divulgação

rodrigo@papareianews.com

Nenhuma TAG nesta notícia