PORTOS RS SUBSTITUI FAROLETE NO CANAL DO PORTO VELHO

  • As hidrovias do RS contam com 144 sinais náuticos até Porto Alegre e 35 sinais náuticos de Porto Alegre até o Polo Petroquímico sendo uma sinalização de extrema importância para a segurança da navegação. Foto: Mário Dutra/Portos RS

A segurança da navegação é uma preocupação constante da Portos RS, que conta com uma extensa malha hidroviária interior, competindo a Autarquia a sua manutenção, principalmente por meio das obras dragagem e operações de balizamento. A sinalização náutica mantida pela Portos RS garante o funcionamento da malha hidroviária no Rio Grande do Sul em tempo integral possibilitando o fortalecimento das hidrovias e sendo fundamental para a melhoria da logística gaúcha.

A qualificação deste balizamento das hidrovias é de grande importância não apenas na ligação do Porto da Capital até Rio Grande, mas também de toda navegação interior, pois ela possui uma grande capacidade de contribuição para a economia do estado. As hidrovias do RS contam com 144 sinais náuticos até Porto Alegre e 35 sinais náuticos de Porto Alegre até o Polo Petroquímico sendo uma sinalização de extrema importância para a segurança da navegação.

Em razão disto, com o apoio da Capitania dos Portos, no último final de semana foi realizada a substituição do farolete de concreto localizado no canal do Porto Velho que estava avariado desde 2016. O farolete substituído é um sinal lateral de boreste, metálico que possui a estrutura na cor vermelha, marca de tope cônica com vértice voltado para cima no canal que serve para orientar o navegante a obedecer a direção convencional do balizamento nas águas Jurisdicionais Brasileiras.

O farolete é o de número 5 dos sinalizadores nas hidrovias do RS e seu sinal é de importância ímpar para o controle e o ordenamento do tráfego aquaviário concorrendo para a manutenção da segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental e ainda auxilia na sinalização da navegação da rota do trafego da balsa de passageiros que realiza a travessia para São José do Norte.

O farolete foi restaurado e montado pelos próprios funcionários da oficina do Porto de Pelotas, onde os técnicos fizeram um trabalho de levantamento da profundidade do canal e também a verificação da variação média histórica para garantir que a estrutura atenda as diferentes condições. Os testes foram feitos e o sinal está em perfeitas condições para a navegação.