RONDA ESCOLAR INTEGRADA É LANÇADA NO MUNICÍPIO

  • A proposta visa a criação de vínculos de aproximação entre as escolas e as forças de segurança, com enfoque na proteção individual e coletiva dos alunos

O tráfico de drogas é hoje um dos maiores problemas enfrentados pelos órgãos da segurança pública no combate à violência. E para evitar que o entorpecente ou os crimes decorrentes da prática ilícita atinjam os estudantes rio-grandinos, o executivo municipal, em parceria com a Brigada Militar, lançou na manhã desta quarta-feira a Ronda Escolar Integrada (Rondei), ação que envolverá a Guarda Municipal, agentes de trânsito e policiais militares no patrulhamento do entorno das instituições de ensino, nos horários de entrada e saída dos turnos.

Além disso, a proposta visa a criação de vínculos de aproximação entre as escolas municipais, estaduais e particulares e as forças de segurança, com enfoque na proteção individual e coletiva dos alunos. A atividade já estava sendo desenvolvida há algumas semanas para trazer aos responsáveis as informações necessárias sobre a situação específica de cada uma das escolas.

Com os dados recolhidos e processados, foram estabelecidas as linhas de atuação: os agentes de trânsito ficarão responsáveis por aquelas classificadas com baixíssimo risco de violência, enquanto que a Guarda Municipal realizará o patrulhamento naquelas consideradas como risco médio. Já as escolas com alto risco ficarão sob a vigilância da Brigada Militar, contando com o apoio das guarnições do policiamento comunitário.

O subcomandante do 6º BPM, capitão Claudiomiro Barenho Mendonça, disse que é muito importante estar junto e ouvindo da comunidade escolar quais são suas necessidades e anseios. O militar disse também que a cidade como um todo só tem a ganhar com essa proposta e que a iniciativa trará para a sociedade uma sensação ainda maior de segurança.

O prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, iniciou falando sobre a necessidade de se cultivar a paz e disse que ações articuladas como a Rondei se constituem em alternativas para a soma esforços em prol do combate efetivo à violência. Lindenmeyer destacou que o município e o comando do 6º BPM estão engajados na busca pela solução dos problemas enfrentados pela instituição, seja no que diz respeito ao efetivo ou de material de trabalho.

O chefe do executivo lembrou também das reuniões realizadas em Porto Alegre com lideranças estaduais para tentar reduzir os índices de violência na cidade e comemorou o lançamento da Ronda. “Nesse sistema em rede, nós vamos fazer a diferença e vencer essa batalha contra a violência que tanto nos atinge”, finalizou Alexandre.

O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Isaac Barreto Dutra, falou com otimismo sobre mais este passo e disse que o projeto irá auxiliar muito na diminuição dos índices de criminalidade. Dutra revelou, ainda, que há a intenção de se trazer para o município nos próximos anos o curso de formação de policiais militares, o que proporcionaria um direcionamento maior do efetivo, após a formatura dos soldados que ingressarem nos quadros da Brigada Militar em concursos futuros. 

Texto e foto: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com