ROCAM DO 6º BPM RECEBE SEIS MOTOS ZERO QUILÔMETRO

  • As novas motos são da marca Yamaha, modelo XTZ Lander 250, e foram adquiridas com recursos de um convênio firmado com Ministério Público Federal (MPF) para auxiliar na ampliação do patrulhamento. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em uma cerimônia rápida, na tarde desta segunda-feira, foram entregues oficialmente as seis motocicletas zero quilômetro que irão renovar a frota operacional do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM). As viaturas serão utilizadas pela Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e foram adaptadas para atividade policial na cidade de Santa Maria.

As novas motos são da marca Yamaha, modelo XTZ Lander 250, e foram adquiridas com recursos de um convênio firmado com Ministério Público Federal (MPF) para auxiliar na ampliação do patrulhamento, trazendo mais agilidade para as ações da Brigada Militar. Atualmente, a ROCAM do 6º BPM trabalha com motocicletas Honda XRE 300 e versões anteriores da Lander.

20210315_155046O valor utilizado para a compra das seis motos e de uma viatura discreta para o setor de inteligência foi gerenciado pelo Conselho Comunitário Pró-segurança Pública (Consepro), entidade que tem contribuído de forma considerável com as instituições de segurança do município há vários anos. O presidente do Consepro, Isaac Dutra, esteve presente na solenidade que cumpriu com todos os protocolos sanitários.

Ao fazer uso da palavra, o comandante do 6º BPM, major Oberdan do Amaral, mencionou a importância do Consepro para a manutenção das atividades da Brigada Militar e fez um agradecimento especial a Dutra e ao MPF. "A gente agradece a essa parceria, porque só dessa forma a gente consegue melhorar a qualidade de equipamentos para darmos uma melhor contraprestação para a comunidade", disse.

As antigas motocicletas permanecerão na unidade e irão para a chamada reserva técnica. "As que estão em melhores condições ficarão na reserva técnica. A ROCAM dá um retorno muito grande na diminuição do tempo resposta e além disso tem a questão da acessibilidade, pois onde uma viatura tradicional não consegue entrar por conta das dimensões, as motos conseguem fazer esse serviço", concluiu Oberdan.

O secretário municipal de mobilidade, acessibilidade e segurança, Anderson Castro, que até o ano passado comandou o 6º BPM, destacou o trabalho realizado pelos policiais e desejou sucesso nas atividades. Ele também fez um agradecimento especial ao MPF e ao Consepro, entidade que ele caracterizou como sendo o alicerce da segurança pública de Rio Grande.