PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CARGA BLANCA NAS CIDADES DE BAGÉ E ACEGUÁ

  • Em cinco anos, o grupo já teria movimentado cerca de R$ 38 milhões e utilizava postos de combustíveis e mercados para lavar o dinheiro. Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira, a chamada Operação Carga Blanca. Cerca de cem agentes fedeirais deram cumprimento a 14 mandados de prisão e outros 20 de busca e apreensão nas cidades de Bagé e Aceguá, além de ordens judiciais para o sequestro de 17 automóveis e o bloqueio de 19 contas bancárias.

A operação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa estabelecida na fronteira com o Uruguai para a prática de crimes financeiros, como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e câmbio clandestino. Em cinco anos, o grupo já teria movimentado cerca de R$ 38 milhões e utilizava postos de combustíveis e mercados para lavar o dinheiro.

De acordo com nota encaminhada à redação do site Papareia News, "a investigação iniciou em 2018 para apurar a prática de câmbio clandestino na região dos pampas e identificou uma organização criminosa para troca de numerários, remessa ao exterior e lavagem de capitais". Ainda conforme a PF, o esquema contava com práticas sofisticadas.

O nome da operação se deve ao fato de que uma das formas de movimentar os valores ilícitos era com o carregamento de dinheiro em espécie, vinculado à lavagem de capitais, também conhecido como branqueamento. Os investigados poderão responder por organização criminosa, evasão de divisas, câmbio clandestino e lavagem de dinheiro.