HOMEM É PRESO PELA PRF POR CONTRABANDO DE AVES, APÓS MAIS DE 30 KM DE PERSEGUIÇÃO NA BR 116

  • Enquanto fugia, o condutor começou a arremessar as aves pela janela, as quais foram identificadas como sendo cardeais no momento da abordagem, pois ainda haviam algumas no porta-malas. Foto: Divulgação/PRF

Um homem, de 36 anos, foi preso, na noite desta quinta-feira, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por contrabando de aves. Até conseguir deter o criminoso, os agentes realizaram uma perseguição de cerca de 30 km que terminou na área urbana de Guaíba, município localizado na região metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com as informações, os policiais realizavam uma ação de combate à criminalidade na BR 116, em Barra do Ribeiro, quando deram ordem de parada a um Chevrolet Onix, com placas de Florianópolis. O motorista não obedeceu e começou a fugir, momento em que as equipes iniciaram o chamado acompanhamento tático.

Outros agentes foram empregados na ação e formaram uma espécie de barreira no viaduto de acesso a Guaíba, mas o motorista conseguiu furar o bloqueio e ingressou na cidade. Enquanto fugia, o condutor começou a arremessar as aves pela janela, as quais foram identificadas como sendo cardeais no momento da abordagem, pois ainda haviam algumas no porta-malas.

Questionado pelos policiais, ele contou que adquiriu 32 cardeais em Camaquã e iria revendê-los na capital catarinense. O homem, que utilizava o carro da mãe para o transporte das aves, já havia sido preso em outras duas oportunidades pelo mesmo crime, sendo a última em janeiro, quando foi flagrado carregando 17 cisnes-de-pescoço-preto.

Das 32 aves, os agentes conseguiram encontrar apenas nove que estavam em uma caixa de papelão amontoados e sem as condições de ventilação adequadas. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Guaíba para o registro da ocorrência e os animais entregues a autoridade ambiental competente.