GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL DE CANGUÇU É RETOMADO

  • O objetivo é promover a cooperação entre estas instituições para a construção de alternativas de prevenção a criminalidade, através de medidas socioeducativas e políticas sociais, de maneira efetiva e integrada. Foto: Divulgação/PMC

Na última quarta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Canguçu realizou uma reunião para dar sequência ao projeto de lei do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal (GGI-M). O GGI-M é um canal de conexão dos órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal que atuam nas atividades relacionadas a segurança.

O seu objetivo é promover a cooperação entre estas instituições para a construção de alternativas de prevenção a criminalidade, através de medidas socioeducativas e políticas sociais, de maneira efetiva e integrada. Com a realização deste trabalho, é possível identificar as principais causas que influenciam na criminalidade e violência no município, a fim de propor, de forma articulada, a implementação de ações preventivas e a qualificação dos serviços à comunidade.

 

O grupo de trabalho será constituído pelos seguintes órgãos: Prefeitura, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, SUSEPE, Promotoria Pública, Defensoria Pública, Juizado da Comarca de Canguçu, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara de Vereadores, Centro de Comando da Aeronáutica e Conselho Tutelar e a Associação do Comércio e Indústria de Canguçu.

 

Para articulação das políticas públicas, o prefeito Vinícius Pegoraro designou para o cargo de secretário-executivo do GGI-M, o professor, servidor público municipal, graduado em Filosofia e bacharel em direito, José Luiz Rodrigues da Cunha. Já para a consultoria técnica, o encarregado será o professor, advogado e pesquisador Samuel Rivero.

 

Entre as principais medidas previstas estão: pesquisas de percepção dos membros sobre segurança pública em Canguçu, a otimização dos atendimentos da população referentes a perturbação de sossego e a realização de levantamentos de vitimização para adoção de combate e prevenção de crimes.

 

Durante o momento, que contou com a presença de representantes de organizações da sociedade civil, Ministério Público, forças armadas e policiais, também foram levantadas as demandas e necessidades mais urgentes relativas ao tema. Além do Plano de Trabalho do GGI-M, também foi lançado o projeto Canguçu da Paz, que objetiva colocar em prática o Plano Municipal de Segurança Pública.