EDUARDO LEITE INAUGURA OFICIALMENTE A CENTRAL DE POLÍCIA CIVIL DE RG
-
Um espaço de trabalho mais adequado era um anseio dos servidores que se concretizou com a inauguração da Central de Polícia. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
Uma solenidade, na manhã desta quarta-feira (1) marcou oficialmente a inauguração da Central de Polícia de Rio Grande, localizada no prédio do antigo fórum. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite, do chefe da Polícia Civil, delegado Heraldo Guerreiro, do secretário-adjunto de segurança pública, Mário Ikeda, entre outras autoridades.
Em funcionamento desde o mês de julho, o prédio abriga as delegacias de polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV), de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a 1ª Delegacia de Polícia (DP) e a Delegacia Regional. Um espaço de trabalho mais adequado era um anseio dos servidores.
Essa, inclusive, foi uma promessa feita pela hoje delegada regional, Lígia Furlanetto, que ao ingressar na instituição e perceber a realidade vivida pelos policiais se comprometeu em um dia mudar essa realidade. Segundo ela, os antigos prédios eram inadequados, limitavam o trabalho dos agentes e feriam a dignidade desses profissionais.
Lígia também lembrou de todos aqueles que auxiliaram de alguma forma na concretização desse projeto. Ela também destacou o empenho dos policiais no carregamento de materiais e em atividades como a finalização do estande de tiro.
Já o chefe da Polícia Civil, delegado Heraldo Guerreiro, parabenizou o trabalho conduzido por Lígia e cumprimentou os policiais da sétima região. Ele fez um destaque para o trabalho de tranformação desenvolvido pelo governador Eduardo Leite, que no início de seu primeiro mandato encontrou um estado com uma realidade de salários atrasados, enfrentou uma pandemia e os efeitos das enchentes de 2024.
O secretário-adjunto de segurança pública, Mário Ikeda, mencionou a importância da união promovida entre a Polícia Civil e a sociedade rio-grandina para a concretização do projeto e fez um agradecimento especial ao efetivo que vem trabalhando de forma intensa no enfrentamento da criminalidade. Ainda segundo Ikeda, a Central de Polícia de Rio Grande precisará ser vista como um modelo, porque pensou ao mesmo tempo nos policiais civis e na sociedade, além de disponibilizar espaços especiais para as demais instituições, como Brigada Militar, Guarda Municipal e Ordem dos Advogados do Brasil.
A prefeita municipal, Darlene Pereira, parabenizou Lígia pelo trabalho e disse que um momento como esse comprova que somos capazes de unir forças e contribuir, cada um na sua forma, para a construção coletiva. Darlene também destacou a importância da retomada das reuniões do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) que permite a realização de um trabalho de acompanhamento e planejamento conjunto das ações de segurança no município.
Último a fazer uso da palavra, o governador Eduardo Leite lembrou dos inúmeros investimentos realizados por sua gestão na área da segurança pública, com destaque para concursos públicos, aquisição de armamentos, compras de viaturas e na construção da nova Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG), que conta com um aporte financeiro de R$ 240 milhões.
Como não poderia ser diferente, Leite enalteceu o trabalho integrado que permitiu viabilizar o projeto e colocar a Central de Polícia em funcionamento. Segundo ele, esse movimento associado à capacidade de investimento do estado faz a diferença na vida da sociedade gaúcha e principalmente a rio-grandina.
Também participaram da solenidade o deputado federal, Daniel Trzeciak (PSDB), e a deputada estadual, Nafine Anflor (PSDB), o vice-prefeito, Renato Gomes (PSB), o presidente da Câmara de Vereadores, Rovam Castro (PT) e a secretária estadual de relações institucionais, Paula Mascarenhas.
Rodrigo de Aguiar
