COM APOIO DO EXÉRCITO, BM CAPACITA POLICIAIS PARA OPERAÇÃO DO BLINDADO URUTU

-
A capacitação aconteceu na última semana, na sede do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Porto Alegre. Fotos: Divulgação/Brigada Militar
As ações de policiamento de choque no Rio Grande do Sul contarão em breve com um reforço de peso nas frotas dos batalhões. Para isso, integrantes dos efetivos das unidades espalhadas pelo estado participaram de um treinamento focado na condução e no manuseio da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu.
A capacitação aconteceu na última semana, na sede do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, em Porto Alegre, e foi finalizada com a habilitação de 25 policiais do Comando de Polícia de Choque (CPChq), cinco do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e um do Centro de Motomecanização (CMM).
O comandante do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Anderson Wenitt, explicou que o acréscimo deste tipo de viatura irá auxiliar nas mais diversas atividades desse tipo de policiamento. Os veículos também possuírem características anfíbias e poderão ser utilizados em catástrofes climáticas, como situações de enchentes
“A utilização do veículo se dará em diversas vias de ações, como em operações de choque que incluem intervenções em locais de risco, transporte de tropas com proteção blindada de alto nível, entre outras ações que elevem os níveis de defesa e estratégias operacionais do 5º BPChq”, exemplificou Wenitt.
A aquisição dos Urutus aconteceu em parceria com o Exército Brasileiro, instituição responsável pelo treinamento dos policiais. O major finalizou esclarecendo que a vinda de um blindado para a unidade sediada em Pelotas depende, ainda, de liberações e ajustes junto ao Comando Geral da Brigada Militar.