CANIL DO 6º BPM GANHA O REFORÇO DE CINCO FILHOTES DA RAÇA PASTOR BELGA

  • O pequeno Fuzil já está sob a guarda do soldado Celso, que convive com Zeus desde que ele tinha 45 dias. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Zeus é um cachorro da raça Pastor Belga Malinois que integra a matilha do Canil da Força Tática do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) há sete anos e coleciona em seu histórico profissional auxílios em apreensões de drogas, em Rio Grande, e prisões de criminosos em São José do Norte, Arroio Grande e Jaguarão. Como todo o policial que chega ao auge de sua atuação na corporação, ele agora está se preparando para ingressar na reserva.

Pastores belgas são excelentes cães de faro de entorpecentes, busca e salvamento, busca e captura, guarda e proteção, faro de explosivos, entre outros. Sua saída do serviço ativo impactaria nas ações do Canil, porém ele deixa como herança aos policiais cinco filhotes, sendo quatro fêmeas e o pequeno Fuzil, que já está sob a guarda do soldado Celso, que convive com Zeus desde que ele tinha 45 dias.

20210222_142209A alegria dos filhotes no pátio do Canil contrasta com a seriedade dos antigos integrantes, mas logo logo eles já estarão preparados para combater a criminalidade assim como seus colegas mais velhos. Celso explicou que eles estão atingindo o terceiro mês de vida e com isso concluindo o período de vacinação para que possam interagir com os demais cães do batalhão e iniciar os treinamentos ao completarem cinco meses.

Como a cadela Torrada, mãe dos pequenos, não pertence a Brigada Militar, os cinco foram adquiridos por meio de um esforço conjunto dos policiais do Canil e já estão sob os cuidados de seus novos tutores. O militar, que atua no policiamento com cães há pelo menos dez anos, explicou também que dois deles foram repassados aos militares recentemente incorporados a unidade para que possam iniciar o treinamento juntos.

Essas e outras imagens podem ser conferidas clicando aqui e acessando um álbum especial.