CANIL DO 4º BPM, EM PELOTAS, COMPLETA 30 ANOS DE FUNDAÇÃO

  • Os quatro policiais responsáveis pelo treinamento, tratamento dos animais e manutenção das instalações do Canil são chamados de cinotécnicos. Foto: Sd. Roger/4º BPM

Na última quarta-feira, o Canil do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Pelotas, completou 30 anos de fundação. A fração de policiamento com cães está vinculada à Força Tática, antigo Pelotão de Operações Especiais (POE), que teve a denominação alterada após a criação do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) na região.

Atualmente, o Canil conta com animais das raças de pastores Alemão, Belga, Malinois e Suiço, além de Rottweillers. Os cães são comumente utilizados em operações de buscas de entorpecentes, onde o faro é peça fundamental para a localização de drogas. Também são empregados em apresentações ao público e apoio aos demais órgãos de segurança.

Os cães são utilizados, ainda, na atividade de policiamento ostensivo, chamando a atenção por onde passam em razão da obediência aos comandos de seus operadores. Os quatro policiais responsáveis pelo treinamento, tratamento dos animais e manutenção das instalações do Canil são chamados de cinotécnicos.