6º BPM REALIZA OPERAÇÃO INTEGRADA NO COMBATE À CRIMINALIDADE

  • Operação integrada aconteceu em toda a área de atuação do CRPOSul. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News/Divulgação/BM

Com base nos indicadores criminais e nas diretrizes do novo Plano Tático Operacional da Brigada Militar, o 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou, na tarde e noite desta quinta-feira, uma operação integrada. As ações de fiscalização e combate à criminalidade aconteceram em diversos bairros e regiões do município.

Participaram da operação efetivos da Força Tática, do Canil, da Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM), da Guarda Municipal e de agentes de trânsito. A operação teve início pouco depois das 16h30.

20211021_162302De acordo com o subcomandante do 6º BPM, capitão Mendonça, os locais escolhidos para a realização das barreiras e abordagens levaram em consideração dados levantados pelo setor de inteligência da corporação. A repressão dos crimes contra a vida e o patrimônio foram os focos das ações da quinta-feira.

"O nosso foco, como tem alguns crimes contra o patrimônio, como roubo a pedestre e roubo de veículo, faz com que essas ações acabem migrando. Trabalharemos tanto na área central, quanto em alguns locais de maior vulnerabilidade no entorno da cidade", anunciou Mendonça momentos antes da saída da operação.

Um dos pontos de atuação das equipes foi a ERS 734, onde em um dos lados foram abordados ônibus do transporte coletivo, em razão do aumento de ocorrências de assalto nos últimos dias. Um cão de faro também foi empregado nas ações para auxiliar na localização de drogas e outros materiais ilícitos.

Do outro lado da via, guardas municipais e agentes de trânsito fizeram a abordagem de motoristas para conferir a situação dos veículos. Enquanto isso, em outros pontos da cidade, guarnições do policiamento ostensivo e do BPChq realizavam abordagens e outras atividade de patrulhamento.

IMG-20211021-WA0068A operação também aconteceu em toda a área de atuação do Comando Regional de Policia Ostensiva Sul (CRPOSul), com a participação do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM), este último empregado na cidade de Camaquã. Em Pelotas, foram realizadas barreiras de trânsito, visitas em escolas, ações preventivas do Proerd e da Patrulha Maria da Penha.

Como resultado, a operação teve 12 pessoas presas, sendo cinco em flagrante, dois foragidos e outras cinco que terminaram na assinatura de termos circunstanciados. Uma arma foi apreendida, mais de 61 kg de maconha foram localizados em Pelotas, pouco mais de dois quilos de Skunk, 320 gramas de cocaína, 30 gramas de crack, 13 munições, um colete balístico, uma balança de precisão e dois telefones celulares.

Além disso, 956 pessoas foram abordadas, 375 veículos foram fiscalizados e outros 32 foram recolhidos por questões administrativas. Ao todo, foram empregados na operação 285 policiais, 112 viaturas e um quantitativo expressivo de agentes municipais de segurança.