VOCÊ LEMBRA? ACIDENTE NA PONTE FÉRREA DO CANAL SÃO GONÇALO COMPLETA 33 ANOS

  • Uma das hipóteses é de que um dos maquinistas tenha sofrido um mal súbito e o colega, ao ajudar, não teria percebido a sinalização de advertência. Foto: Divulgação/Redes sociais

Um trágico acidente envolvendo uma locomotiva da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no ano de 1987, na ponte férrea sobre o canal São Gonçalo, em Pelotas, completa 33 anos neste mês de outubro. Fotos compartilhadas nesta quarta-feira No grupo fatos e Coisas de Antanho do Rio Grande relembram o episódio que terminou com a morte do maquinista e do auxiliar.

Muito comentado entre as pessoas da época, o fato habita o imaginário dos mais jovens por conta da escassez de informações. Relatos de ex-ferroviários nos comentários ajudam a montar o quebra-cabeças e a entender o que teria acontecido naquele fatídico dia, cuja data não foi determinada na publicação.

Na ocasião, a locomotiva puxava uma composição de vagões graneleiros e caiu no canal que separa os municípios de Rio Grande e Pelotas por conta do vão móvel ter sido içado para a passagem de uma embarcação. Uma das hipóteses é de que um dos maquinistas tenha sofrido um mal súbito e o colega, ao ajudar, não teria percebido a sinalização de advertência.

“Realmente foi um dia muito triste, fui um dos primeiros a chegar no acidente. Estava indo destacar em Bagé e quando estava subindo a ponte rodoviária vi um alvoroço de dentro do ônibus, então vi que tinha ocorrido um acidente naquele momento. Pedi para parar o ônibus e desci”, escreveu Joaquim Neto, ex-ferroviário.

A postagem e os comentários sobre o acidente podem ser conferidos clicando aqui.