VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA É REALIZADA EM CONDOMÍNIO DA CIDADE

  • A vacinação aconteceu no salão de festas do condomínio. Síndicos interessados devem fazer a solicitação e o agendamento com a SMS. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Moradores de um condomínio residencial, localizado na Avenida Presidente Vargas, foram imunizados contra a Influenza nesta segunda-feira. A ação, organizada pela síndica e executada por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atingiu os condôminos com mais de 60 anos e aqueles que trabalham na área da saúde.

A iniciativa da administradora se deu por conta das medidas de isolamento social impostas pelo novo coronavírus e para possibilitar que os moradores pudessem receber a dose da vacina sem precisar sair de casa. Mesmo não tendo sido aplicada em uma unidade de saúde, foram observados os critérios de distanciamento na fila de espera.

Conforme a enfermeira do núcleo de imunizações da Vigilância Epidemiológica, Lilian Rosinha, esse é o primeiro ano em que uma ação como essa é realizada e também se caracteriza como uma das alternativas para evitar aglomerações nos postos. Ainda conforme a profissional, basta que o síndico faça a solicitação e o agendamento com a SMS.

Vacinação já aconteceu em outros condomínios

Uma ação semelhante aconteceu no dia 26 do mês de março nos condomínios União e Unitas, oportunidade em que também foram vacinados 58 moradores acima dos 60 anos. De acordo com o síndico do condomínio União, Paulo Micelle, no dia 16 de abril terá início a segunda etapa que irá contemplar um grupo maior de pessoas, entre elas profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas, entre outras.

Segundo a superintendente da Vigilância em Saúde, Michelle Meneses, a vacinação nos condomínios foi uma proposta no sentido de diminuir a circulação de idosos nas ruas nesse período. "Sabe-se que a Vigilância não tem pernas para vacinar em todas as residências de idosos do município, mas como os condomínios são espaços mais fechados, onde a gente consegue ter acesso a esses idosos de uma forma rápida e segura, se resolveu que a Vigilância fosse em alguns condomínios que os síndicos estavam entrando em contato para realizar essa vacinação", completou.