TUCANO ATROPELADO NA BR-392 É RESGATADO

  • Essa espécie de ave é habitante comum das matas gaúchas, inclusive próximas às cidades serranas. Foto: Divulgação/Ecosul

Um tucano-do-bico-verde foi resgatado nesta sexta-feira (11), no km 93 da BR-392, na região rural de Pelotas. Por volta das 15h30, o Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecosul recebeu a chamada de um usuário informando a presença da ave no acostamento da rodovia.

O animal, aparentemente atropelado, foi levado até a Praça de Pedágio do Glória, de onde foi conduzido até o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo o inspetor de tráfego Ricardo Borges, que atendeu a ocorrência, a veterinária de plantão informou que se trata de um tucano adulto com um ferimento na asa. “Eles só conseguirão fazer o raio-x na segunda-feira, mas ele já foi medicado e está sob os cuidados de uma equipe experiente”, observou.

Ainda não foi possível avaliar se é um tucano macho ou fêmea. Essa espécie de ave é habitante comum das matas gaúchas, inclusive próximas às cidades serranas. Entre as características estão o tamanho entre 42 e 48 centímetros, sendo que boa parte corresponde ao bico.

Os animais pesam em torno de 265 a 400 gramas e apresentam papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçado pela cor vermelha e apresenta um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.