TRÊS BEBÊS E DOIS ADULTOS INTERNADOS NO HU SÃO TRANSFERIDOS COM AUXÍLIO DE AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

-
Pacientes foram transportados em ambulâncias até o aeroporto e de lá partiram para a Base Aérea de Canoas a bordo do C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB). Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News
Às 15h52 deste domingo (19), o avião C105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) tocou a pista do aeroporto de Rio Grande. A aeronave, pertencente ao Esquadrão Onça, sediado em Campo Grande, esteve no município para a transferência de dois adultos e três bebês internados no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Com o aumento do nível da Laguna dos Patos, as vias de acesso ao HU ficaram completamente alagadas e para evitar prejuízos aos pacientes, houve a determinação de transferência para outros hospitais, localizados nas cidades de Tramandaí, Porto Alegre e Pelotas de forma gradativa.
A operação deste domingo foi revestida de complexidade por envolver três bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da instituição. De acordo com a chefe da unidade, Renata Novo, tratam-se de recém nascidos que necessitam de ventilação mecânica e de um lugar seguro para a sequência do tratamento.
"São bebês que requerem cuidados intensivos de saúde, pacientes que estão graves, em ventilação mecânica, que precisam de um lugar seguro para seguir o seu tratamento e a gente acredita que fazendo essa transferência vamos garantir melhor essa segurança", explicou Renata.
Conforme o chefe de regulação do HU, Matheus Souza, a orientação para a evacuação do hospital se deu por meio de um ofício, encaminhado na última sexta-feira (17) pela Coordenadoria Estadual de Saúde, em virtude das dificuldades de acesso. A partir daí houve uma força tarefa para o levantamento de todas as possibilidades de alta de pacientes e os casos que necessitavam de transferência passaram a ser organizados.
"Começamos a organizar e cadastramos todos os pacientes que necessitavam de transferência no sistema do estado. Tivemos a ajuda da Região de Saúde 22, que forneceu muitas ambulâncias para que fizéssemos as remoções dos pacientes também. A gente teve em torno de 43 transferências de pacientes que estavam ali na FURG e que precisaram ir para outras instituições", resumiu Souza.
Quanto ao destino dos pacientes transferidos hoje, um dos adultos foi encaminhado ao HU da Ulbra, em Canoas, e outro para a Santa Casa de Porto Algre. Já com relação aos bebês, um deles foi transferido para a o Hospital Divina Providência e dois para a Santa Casa da capital.
As remoções até o aeroporto foram realizadas por equipes dos serviços Municipal de Urgência (SMU) e de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A aeronave deixou o aeroporto às 18h44 com destino à Base Aérea de Canoas, onde ambulâncias aguardavam para a sequência do transporte até os hospitais.