TRANSNORTE ANUNCIA QUE DEIXARÁ DE REALIZAR A TRAVESSIA ENTRE RG E SJN EM 30 DIAS

  • A administração da empresa afirma no documento não haver outras alternativas. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A situação do transporte hidroviário entre Rio Grande e São José do Norte, afetado pela pandemia do coronavírus, ganhou um capítulo que deixou os usuários perplexos, no final da tarde desta segunda-feira. Por meio de uma nota, publicada em seu site oficial e compartilhada nas redes sociais, a empresa anunciou que encerrará as atividades em 30 dias, com o prazo contando a partir de hoje.

No comunicado, a Transnorte informa que "perdeu capacidade financeira de arcar com os custos operacionais do serviço, devido ao crescente endividamento, que chegou ao patamar de R$ 1,7 milhão em 2020". A nota, assinada pela gerente-administrativa, Susana Gautério, diz que "tal decisão se deve ao contínuo agravamento dessa situação" e as constantes decisões judiciais que impediram o aumento da tarifa e a adequação da tabela de horários.

A empresa sustenta que a viabilidade do transporte público como atividade econômica é alcançada através do equilíbrio entre o fluxo de passageiros e os custos operacionais. "Considerando a impossibilidade de assegurar o equilíbrio necessário chegou-se ao colapso: o endividamento só aumenta e a empresa já não dispõe de recursos ou de crédito". A administração da empresa afirma no documento não haver outras alternativas.