SIMULADO DE ACIDENTES NO TECON TERÁ PARTICIPAÇÃO DA DEFESA CIVIL

  • O último exercício simulado envolvendo várias instituições aconteceu em agosto de 2018, no trevo de acesso ao município. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Nesta quarta-feira (30), a Defesa Civil do Rio Grande participará de um grande simulado no Tecon Rio Grande. A atividade irá reunir um grande número de representantes das forças de segurança para o treinamento de situações específicas. Por isso, nesse dia, ao longo de toda a tarde, haverá movimentação de veículos de bombeiros, polícia, ambulâncias, entre outros, na região.

A ação deverá simular a resposta das equipes para um vazamento de óleo, um resgate no mar e o vazamento de fósforo, produto que passará a ser trabalhado no Porto. Segundo a Defesa Civil, o fósforo é uma substância extremamente perigosa, que quando inalado causa queimaduras internas que podem levar ao óbito, sendo necessário o treinamento das equipes para um atendimento adequado.

“O simulado é importante, porque a gente aprende a lidar com esse procedimento de desastre tanto de óleo na água quanto do rompimento do contêiner de fósforo. Isso é de suma importância para estarmos preparados para o caso de uma situação real. É muito importante para que a Defesa Civil esteja sempre se qualificando e qualificando a mão de obra do servidor público”, disse o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado.

A Defesa Civil deverá ser responsável pela simulação de evacuação da Barra Nova em caso de acidentes, com participação de todo o efetivo, que tem nove servidores. “Já estamos realizando o cadastramento das pessoas que moram na região, para sabermos o número total, se existem pessoas com deficiência ou alguma dificuldade. Vamos coordenar toda a parte da retirada das pessoas da área, o treinamento considera que seriam atingidas as famílias da zona lateral da Barra Nova”, acrescentou.

Com início previsto para às 14h, o simulado deverá contar com participação do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Defesa Civil, membros do Plano de Auxílio Mútuo, da Receita Federal, da Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, entre outros.