SETE DE SETEMBRO TEVE CHUVA, DESFILE E PROTESTO EM RIO GRANDE

  • Militares desfilaram na General Neto nesta quarta-feira

Faltavam vinte e cinco minutos para às 10h da manhã, quando a capitão de mar e guerra, Rozane Hermann Antunes Gomes, aproximou-se do palanque oficial para convidar o prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, a passar em revista às tropas que aguardavam o início das comemorações do 7 de Setembro, na rua Doutor Nascimento. A bordo de um Agrale Marruá, a comandante-geral do desfile e o chefe do executivo seguiram para o local.

Sob uma forte neblina e ao som da canção Cisne Branco, considerada o hino da Marinha do Brasil, a Associação dos Militares da Reserva abriu o desfile na rua General Neto com a participação de ex-combatentes. O comando do 5º Distrito Naval trouxe um efetivo de 350 militares, divididos em baterias e pelotões, como o Ametista e Renascer, mantidos em parceria com o município.

Na oportunidade foram apresentadas seis viaturas, uma lancha e uma moto aquática, equipamentos que são utilizados na salvaguarda da vida humana no mar. Em edições anteriores um helicóptero, modelo Esquilo, integrante do Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, sobrevoava o desfile, mas neste ano ele não esteve presente.

Na sequência, cerca de 200 militares do Exército representaram o 6º Grupo de Artilharia de Campanha, com destaque para uma tropa de choque. Da mesma forma que a Marinha, viaturas operacionais também desfilaram, entre elas oito caminhões de cinco toneladas que trouxeram cada um o obuseiro, um armamento de artilharia de longo alcance.

20160907_102511Ainda em processo de desvinculação da Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros fez um desfile simples com apenas duas viaturas e um efetivo de três soldados. Já os policiais militares não desfilaram e atuaram somente na segurança do evento.

A instabilidade, além de impedir a realização do desfile escolar, não permitiu a participação dos grupos escoteiros. Apenas o Grupo de Desbravadores, vinculado à Igreja Adventista, se fez presente com integrantes carregando bandeiras.

Representantes da Defesa Civil e do Procon também participaram das comemorações e encerraram as atividades alusivas a data na parte da manhã.

Conforme a programação, às 16h aconteceu na Catedral de São Pedro o Te Deum da Independência e às 18h houve a extinção da chama da pátria, que encerrou oficialmente a semana da pátria no município.

Protesto marcou o desfile rio-grandino

Integrantes do movimento Frente Brasil Popular, contrários ao atual momento político do país, realizaram um ato de manifestação pedindo a saída do presidente da república, Michel Temer. Representantes de diversos sindicatos também marcaram presença na caminhada.

Texto e fotos: Rodrigo de Aguiar

rodrigo@papareianews.com

Nenhuma TAG nesta notícia