SERVIDORES DA EDUCAÇÃO REGISTRAM BOLETIM DE OCORRÊNCIA COLETIVO PARA JUSTIFICAR FALTAS AO TRABALHO NESTA SEXTA-FEIRA
-
Momento em que os professores ingressavam na DPPA para a confecção do boletim de ocorrência coletivo
Professores da rede estadual registraram na manhã desta sexta-feira, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – DPPA, um boletim de ocorrência coletivo para justificar as ausências aos postos de trabalho hoje e na segunda e terça-feira da próxima semana. O ato de protesto integra as ações organizadas pelo 6º Núcleo do CPERS, diante do depósito de apenas R$ 350,00 na conta dos servidores da educação.
De acordo com diretora geral, Andrea Nunes da Rosa, esta será a principal atividade do dia e na segunda-feira, os professores realizarão uma mobilização em frente à agência do Banrisul, instituição financeira responsável pelo pagamento do funcionalismo estadual. A sindicalista caracterizou este momento como um dos mais delicados já enfrentados ao longo desses 21 meses de parcelamento de salários.
Na terça-feira, dia 5, acontecerá uma assembleia geral, na Praça da Matriz, em Porto Alegre, onde a categoria irá definir os rumos do movimento. Já no encontro realizado com professores da região, na última quarta-feira, os servidores não sinalizaram para a realização de greve e optaram pela manutenção dos horários reduzidos.
Para se ter uma ideia da dimensão do problema, Andrea citou casos de professores que estão ingressando em sala de aula chorando e a preocupação do CPERS é de que estes servidores venham a desenvolver doenças em virtude dos desgastes que esta situação vem causando. Ontem à tarde, nossa equipe de reportagem visualizou um aluno de uma escola estadual pedindo dinheiro na sinaleira do cruzamento da 24 de Maio com a Senador Corrêa e uma faixa ao lado informava que o dinheiro arrecadado seria utilizado na complementação dos salários dos professores.
Para o ato na capital, serão disponibilizados ônibus com saída do Cassino e do centro. As inscrições devem ser realizadas até às 12h do dia 4, na sede do CPERS.
Texto e foto: Rodrigo de Aguiar
rodrigo@papareianews.com
Rodrigo de Aguiar
