SENAI ANUNCIA 55 VAGAS PARA A EDIÇÃO 2021 DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

  • Serão ofertadas 25 vagas para o curso de Eletricista Industrial e 30 vagas para o de Assistente Administrativo. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A unidade de Rio Grande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estará, a partir do dia 4 de janeiro, com inscrições abertas para mais uma edição do programa Jovem Aprendiz, voltado para pessoas de 14 anos até 23 anos e 11 meses e que fornece a oportunidade de crescimento profissional por meio de cursos gratuitos.

De acordo com o gerente de operações, Fábio Trojahn, ao longo de seus 77 anos de história, foram formados cerca de 41 mil alunos e 80% desse contingente é de participantes do Jovem Aprendiz. Rio Grande foi a terceira cidade do estado a receber uma escola do Senai e se consolidou como uma das instituições mais tradicionais do município.

20201228_154949Serão ofertadas 25 vagas para o curso de Eletricista Industrial e 30 vagas para o de Assistente Administrativo. O primeiro terá duração de 800 horas e o segundo de 1.200 horas, sendo 400 delas de teoria, na plataforma de ensino à distância do Senai e outras 800 que serão de aprendizagem no ambiente industrial, no setor administrativo.

Os editais poderão ser consultados no site do Senai Rio Grande, onde também estarão disponíveis mais informações sobre cada um dos cursos. A expectativa da direção é de que as aulas comecem no mês de fevereiro, as quais poderão acontecer no formato híbrido em razão da pandemia do coronavírus e das medidas de prevenção impostas pelas autoridades sanitárias.

O Senai também está com inscrições abertas para os cursos técnicos de Automação Industrial, com ênfase em instrumentação, Mecânica e Eletrotécnica. Cada um deles ofertará 30 vagas e os interessados podem encaminhar uma pré-matrícula no site e finalizá-la na instituição. Os valores também podem ser consultados no ambiente virtual do Senai.

20201228_154659A previsão é de que as aulas tenham início no dia 27 de fevereiro e serão realizados na modalidade semipresencial, sendo 80% das atividades realizadas na plataforma de educação à distância e os outros 20% serão diluídos em encontros presenciais realizados a cada 15 dias na seda do Senai. Ainda segundo Trojahn os cursos terão duração de dois anos.

Um dos requisitos para a realização dos cursos técnicos é estar cursando ou ter concluído o ensino médio, não havendo, portanto, limite de idade para sua realização. Para viabilizar esses cursos, o Senai teve aprovado um protocolo de saúde junto ao Centro de Orientação de Emergência Municipal, que garante o respeito às normas sanitárias.