SECRETÁRIO CEZAR SCHIRMER GARANTIU A MANUTENÇÃO DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO EM RIO GRANDE

  • A garantia à comunidade foi dada em reunião com o prefeito Alexandre Lindenmeyer e lideranças locais ontem, em Porto Alegre (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, garantiu a manutenção do convênio que viabiliza o policiamento comunitário em Rio Grande. A garantia à comunidade foi dada em reunião com o prefeito Alexandre Lindenmeyer e lideranças locais ontem, em Porto Alegre.

Atualmente, o município conta com 13 núcleos de policiamento comunitário e um de coordenação, presentes em 65 bairros da região. Para o secretário, o policiamento comunitário representa um dos principais métodos de combate à criminalidade. "O envolvimento e a integração da comunidade com a Brigada Militar vêm mostrando resultados extremamente positivos. Não há porque descontinuar o serviço", disse.

Foram debatidas possíveis alterações no convênio, no sentido de tornar mais atrativa ao policial a adesão ao programa. Para o comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal'Lago, é importante que a autoridade seja conhecida pela comunidade e tenha uma atuação relevante. "Atualmente, dos 57 policiais militares que atuam nos núcleos, apenas seis não moram em seus locais de atuação. No entanto, tivemos a comprovação dos líderes aqui presentes de que o serviço é prestado com qualidade", afirmou.

Schirmer também aproveitou para anunciar o retorno do efetivo cedido pelo município às operações realizadas nos últimos meses em Porto Alegre. "Permanecem na capital, por mais um mês, apenas os PMs dos Batalhões de Operações Especiais (BOEs) de Santa Maria e Passo Fundo", assegurou.

Um novo encontro está marcado para o dia 18 de agosto, quando o secretário visitará o município. A expectativa é de que seja encerrado o processo de negociação e encaminhada a renovação do convênio nesta data.

Assessoria de comunicação SSP