RIO GRANDE TEM 34% DA POPULAÇÃO TOTAL VACINADA COM A PRIMEIRA DOSE

  • O total de doses enviadas, até agora, chega a 130.383. Foto: Arquivo/Papareia News

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) apresentou, na tarde de domingo (20), mais uma edição do vacinômetro com dados da Covid-19 computados no Rio Grande até a última sexta-feira (18). Conforme o documento, o número de imunizantes aplicados na população rio-grandina, somando a primeira e a segunda dose, está em 96.893, sendo que 71.778 pessoas receberam a primeira dose e 25.115 a segunda. O total de doses enviadas, até agora, chega a 130.383.

De acordo com os dados, Rio Grande tem 34% da população total vacinada com a primeira dose e 12% com a segunda dose. Critérios do Ministério da Saúde mostram que Rio Grande já vacinou 70,9% da população elegível com primeira dose e 25,8% segunda dose. A SMS tem realizado a intensificação das ações de vacinação e mutirão de digitação das doses nos sistemas de informação, com o objetivo de concluir os grupos prioritários e avançar na vacinação.

A Secretaria conta com 22.415 doses para as atividades a partir desta segunda-feira (21). São 15.155 doses para a primeira aplicação e 7.260 para a segunda aplicação. Conforme a titular da Secretaria, houve um redirecionamento de mais de 11 mil doses para a faixa de 55 a 59 anos, que aguardam lançamento no sistema de informação, o que possibilitou a antecipação da vacinação por faixa etária. Nesta segunda-feira, várias ações estão sendo programadas pela SMS junto a entidades parceiras, como por exemplo, a que representa os caminhoneiros, que devem começar a ser vacinados na quarta-feira (23).

Além dos caminhoneiros, a Secretaria quer iniciar a imunização, nesta semana, de trabalhadores do transporte coletivo, assim como os da limpeza urbana. Até o final deste mês e início de julho, a programação da Secretaria da Saúde é começar a vacinação nos trabalhadores das indústrias e manter o calendário de imunização por faixa etária.

A Secretaria continua a vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e outros grupos que, mesmo tendo passado a data programada, ainda permanecem com a oferta de vacinas à disposição