'REINVENTE O ABRAÇO' É A PROPOSTA DA CAMPANHA DO AGASALHO LANÇADA EM PELOTAS

  • Diferentemente de outras edições, neste ano as roupas e calçados chegaram trazidos nos veículos, por meio do sistema drive thru, pela rua Lobo da Costa, com a finalidade de evitar aglomeração de pessoas. Foto: Michel Corvello/PMPel

Abraçar sem chegar perto é uma tarefa praticamente impossível, mas, neste sábado (16), a Prefeitura de Pelotas reinventou o abraço para mostrar que é possível levar carinho e conforto neste período de pandemia. Para essa tarefa, a Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Assessoria Especial de Comunicação (Ascom) se uniram para convidar a população a colaborar com a Campanha do Agasalho 2020, que tem como mote a frase “Reinvente o Abraço” 

As doações foram recebidas pela prefeita Paula Mascarenhas na estrutura montada no Largo do Mercado Central. Diferentemente de outras edições, neste ano as roupas e calçados chegaram trazidos nos veículos, por meio do sistema drive thru, pela rua Lobo da Costa, com a finalidade de evitar aglomeração de pessoas. 

Para a chefe do Executivo, realizar a campanha neste momento, enquanto se prega o isolamento social, é uma forma de apoiar quem mais necessita. “Precisamos reinventar muitas coisas. A vida das pessoas está mudando, mas a gente não pode deixar de ajudar”, destacou. Paula também lembrou que os problemas econômicos da população cresceram em meio à crise e doar, mesmo que a distância, é uma forma de ser solidário e preservar nossa saúde. 

O secretário de Assistência Social, Márcio Sedrez, destaca que, na edição passada, foram arrecadadas 24 mil peças no período de maio a agosto. A expectativa para 2020 é ultrapassar esse número. 

Entre as novidades, Sedrez pontuou que, além do formato drive thru, com o objetivo de prevenir o contágio pelo novo coronavírus, outro diferencial está na orientação ao público quanto aos protocolos que devem ser seguidos antes da entrega das doações. “Pedimos que as pessoas higienizem as peças e as empacotem em sacos plásticos”, observou.

Doações

Fora os locais fixos para arrecadação, uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, será realizado o drive thru, em diferentes pontos da cidade, das 14h às 17h. Além de roupas femininas e infantis, também são aceitas peças masculinas, já que roupas para homens são as menos doadas, segundo informou a SAS.